113 alunos de Câmara de Lobos vão ser distinguidos pela autarquia
A proposta de atribuição do Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana' foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara
Foi aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara, a proposta de atribuição do Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana', aos melhores alunos de todas as escolas do concelho de Câmara de Lobos.
Assim, este ano, serão distinguidos 113 alunos, de todos os níveis do ensino obrigatório e alunos do ensino especial que se evidenciaram pelo seu empenho e pelo seu trabalho ao longo do ano letivo transato. A cerimónia decorrerá no próximo dia 8 de Setembro, pelas 19 horas, no Museu de Imprensa da Madeira.
O Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana', atribuído pela primeira vez em 2014, abrange o melhor aluno por cada ano escolar de cada uma das escolas do município, desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário, contemplando igualmente os alunos dos cursos CEF dos PCA e alunos integrados em Unidades Especializadas e alunos integrados em turmas de projectos promotores de sucesso escolar pelo Ensino Especial.
Este prémio foi criado pela autarquia câmara-lobense com o intuito de reconhecer os resultados dos alunos e incentivar o seu desempenho escolar ao longo de cada ano letivo.
A atribuição desta designação ao prémio de mérito escolar surge da pretensão da Câmara Municipal de enaltecer a memória do poeta câmara-lobense do século XIX, que se distinguiu como um dos vultos da corrente literária Novo Trovador e do ultra-romantismo, trazendo assim ao presente e ao conhecimento dos mais novos o mérito de Joaquim Pestana na história e na cultura do concelho.
A cerimónia de entrega dos prémios, que consiste na atribuição de um 'cheque ensino' no valor de 50 euros e um certificado de distinção a cada aluno agraciado, decorrerá no próximo dia 8 de Setembro, pelas 19 horas, no Museu de Imprensa da Madeira e contará, além dos alunos agraciados e respectivos encarregados de educação, com a presença dos directores dos estabelecimentos de ensino do Concelho, dos representantes da autarquia, sendo que será também endereçado convite ao Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho.
Segundo a Vereadora com o Pelouro da Educação Sónia Pereira, “
A educação foi definida desde o nosso primeiro mandato como uma área prioritária de desenvolvimento estratégico concelhio, fundamental para o desenvolvimento social e humano do território, sendo encarada como condição de progresso e promoção de qualidade de vida das pessoas. A evolução positiva dos indicadores revela que essa é uma aposta ganha, a título de exemplo, A taxa de retenção e desistência no ensino básico passou de 16,0% no ano lectivo 13/14 para 3,8% em 2020/21. Uma redução de 12,2 pontos percentuais, superior à redução verificada na Região que foi de 8% Sónia Pereira, vereadora com o pelouro da Educação
Desde a criação do Prémio de Mérito Escolar 'Joaquim Pestana', e considerando a edição deste ano, foram objecto de distinção 1.096 alunos, sendo que o investimento na edição deste ano foi de cerca de 5. 600 euros, montante inteiramente suportado pelo orçamento municipal.
Na mesma reunião de Câmara foi ainda aprovada, também por unanimidade a aquisição de licenças da plataforma Escola Virtual, que serão atribuídas aos 948 alunos matriculados nas escolas do 1º Ciclo do concelho. A aquisição das licenças representou um investimento na ordem dos 20 mil euros.
A aquisição desta plataforma foi efectuada pela primeira vez em 2020, como complemento às aulas online, decorrentes da situação pandémica, tendo sido considerada uma mais-valia para consolidação de conhecimentos e promoção do sucesso escolar, pelos alunos, encarregados de educação e professores. Sendo assim o Conselho Municipal de Educação deliberou a continuidade do projecto, proposta que foi hoje aprovada,