Dia da Independência da Ucrânia assinalado no Funchal
A ‘Associação da Ucrânia com Amor’ promove, esta quinta-feira, dia 24 de Agosto, no Funchal, uma iniciativa para assinalar o Dia da Independência da Ucrânia.
A data, que naquele país se reveste de um grande significado histórico e se assume como o mais importante feriado nacional, tem várias solenidades a marcarem a libertação do povo ucraniano das forças da ex-União Soviética.
Na Madeira, as celebrações vão ter lugar no Funchal, onde, pelas 19 horas, haverá uma “procissão solene” entre a Avenida do Mar e o Jardim Municipal. O ‘cortejo’ saíra de junto do teleférico.
Seguir-se-á um concerto no auditório do Jardim Municipal, onde subirão ao palco músicos e dançarinos ucranianos e portugueses, numa iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal.
Katerina Leacock, organizadora destas celebrações, realça que “a liberdade sempre foi o nosso valor fundamental que encorajou a nossa luta pela independência durante séculos”.
A presidente da ‘Associação da Ucrânia com Amor’ nota que os ucranianos são “descendentes da Kuivsca Russ e do estado cossaco de guerreiros”, um povo que sempre procurou defender a sua terra e “manter a fronteira entre o mundo dos bárbaros e a civilização europeia”.
Lamenta que hoje os ucranianos tenham “de defender mais uma vez a integridade territorial e a soberania do Estado da agressão russa”, acrescentando que “esta é uma luta não só pelo nosso povo, território, cultura, mas também pelo nosso direito de existir, de escolher o nosso futuro”.
Aquela responsável não deixa de mostrar a sua gratidão a todos os madeirenses que têm apoiado os ucranianos “neste momento tão difícil”. Nesse sentido, espera “que este dia se torne o dia em que todos celebram o valor da liberdade e o direito a uma vida livre, democrática e pacífica”, convidando toda a população a juntar-se às celebrações, no centro do Funchal.