Forças bielorrusas realizam exercícios próximo da Polónia
Unidades de defesa antiaérea das Forças Armadas bielorrussas realizaram hoje exercícios com lançamento de mísseis perto da fronteira com a Polónia, entre tensões com este país da NATO devido à proximidade do seu território de mercenários russos do Grupo Wagner.
Segundo o Ministério da Defesa da Bielorrússia, num comunicado publicado no seu 'site', os exercícios foram realizados no polígono Domanovski, localizado na região ocidental de Brest, na fronteira com a Polónia.
Nas manobras, nas quais participaram unidades do Comando Operacional Noroeste do Exército Bielorrusso, foram realizados exercícios de tiro com mísseis antiaéreos Strela-10, Igla e Tunguska.
Os exercícios ocorrem entre tensões entre a Bielorrússia e a vizinha Polónia, que acusou Minsk de provocações, nomeadamente a violação do espaço aéreo polaco por helicópteros bielorrussos no início do mês.
Às tensões soma-se a chegada à Bielorrússia, principal aliada da Rússia na guerra na Ucrânia, de vários milhares de membros do grupo mercenário russo Wagner, o que fez soar os alarmes em Varsóvia, que estuda o encerramento das fronteiras com esta ex-república soviética, que também recebe armas nucleares táticas russas.