Iniciativa Liberal afirma que "urge controlar a população de animais errantes"
A Iniciativa Liberal-Madeira (IL-Madeira)visitou no passado sábado a Associação Patinhas Felizes. Na ocasião, o partido realça que "urge controlar a população de animais errantes respeitando o seu desenvolvimento saudável e bem-estar e utilizar toda a capacidade instalada, seja do sistema público, privado e/ou social, garantindo assi. um melhor uso do dinheiro dos contribuintes".
A associação é descrita pela IL-Madeira como um "facto de Miguel Albuquerque ter tido essa visão, dialogando com as pessoas, com as populações, mas dialogando, também, com os autarcas, pois os autarcas são efetivamente aqueles que estão mais perto das pessoas".
Os Centros de Recolha Oficiais de Animais (CRO), fundamentais no âmbito da política de saúde pública e na garantia de condições dignas de acolhimento dos animais errantes, são insuficientes para responder à quantidade de animais errantes existentes. Iniciativa Liberal-Madeira.
O partido afirma que a consequência do "número insuficiente de CRO disponíveis é que são os centros de resgate e abrigo e outras associações da sociedade civil que desempenham o papel de recolha/resgate e de cuidado destes animais, por reconhecida incapacidade do sector Estado".
Desta forma, a IL-Madeira defende que o Estado pode ser "financiador de um serviço público necessário – como é o caso de controlo da população animal, importante para salvaguardar tanto a saúde das pessoas, como a dos próprios animais – sem ser necessariamente o prestador desse serviço. No entanto, é necessário garantir que os agentes do sector privado e social, que sejam apoiados, cumprem a legislação em vigor, respeitando o bem-estar animal, de modo a que não se verifiquem casos de maus-tratos ou mau tratamento e desleixo".
Nunca será demais promover acções de educação e sensibilização, desde logo junto dos mais jovens e das famílias, para recordar que a adoção de um animal implica estabelecer uma relação duradoura de cumplicidade e de garantia de satisfação das suas necessidades. Os cuidados que um animal doméstico requer – desde alimentação adequada, consultas no veterinário, passeios e carinho, significam disponibilização de tempo, dedicação e algum investimento financeiro. Muitas vezes as pessoas cativam-se com a graciosidade das crias/animais ainda bebés, e não se dão conta de que crescerão e terão um necessário percurso de ensinamento e aprendizagens. Iniciativa Liberal - Madeira.
Por fim, o partido reforça que defende que o bem-estar animal deve ser uma preocupação social.