É necessário não conspurcar
No DN de 13 de agosto de 2023, em OPINIÃO, página 25, com o título: "O Flagelo dos nossos dias e que urge terminar com ele"; estando em destaque: "Os políticos são eleitos para governarem e não governarem-se, as autoridades são para actuar contra os prevaricadores", artigo escrito pelo ilustre senhor José Maria Ramada.
Estou, totalmente, em sintonia com o texto em geral, todavia, presentemente, verifico uma grande falta de educação e de responsabilidade dos nossos governantes.
Verifico muita pobreza, muito desleixo na limpeza das ruas da cidade do Funchal, muitos
alienados de ambos os sexos, e, muitas habitações desabitadas e destruídas.
Hoje, dia 21 de agosto do corrente ano, pelas 10 horas e minutos seguintes, verifiquei muito lixo indiferenciado, mas, sobretudo, dezenas de milhares de pontas de cigarros no chão, nas seguintes ruas: Rua da Pena; Rua Silvestre Quintino de Freitas; Rua do Anadia; Rua da Boa Viagem; Rua D. Carlos I; arredores do Teleférico e Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses.
Escusado será dizer que estes lixos, não sendo varridos, o seu destino será levado para pelas águas das chuvas para as levadas e as ribeiras, em direcção ao mar.
Os milhões de toneladas de lixos, indiferenciados, que são lançados nos oceanos, a nível global, são atentados à vida marinha, causando demasiados danos, e levando ao seu extermínio.
José Fagundes