Madeira

DRS deixa recomendações sobre uso de tecnologias nas férias

None

"Nas férias, é importante desligar das obrigações e procurar o relaxamento, que convida à companhia de si próprio e das pessoas que fazem a diferença na nossa vida. É expectável que nos sintamos mais energéticos, com vontade de sair, exteriorizar, procurar momentos de convívio, contacto com a natureza, bem-estar, viagens e novas experiências", refere a Direcção Regional da Saúde, em comunicado enviado. 

Neste sentido reforça algumas recomedações nas férias:

- É importante conversar sobre o uso de tecnologias, refletindo sobre o impacto dos interesses on-line na saúde em geral e combinando algumas formas de utilização saudável. Os adultos são sempre modelos para os mais jovens, razão pela qual devem fazer uma utilização equilibrada da tecnologia, procurando valorizar os momentos de interação e convívio.

- É determinante negociar, em família, e adequar as regras de utilização de smartphones, ou tablets e computadores/portáteis, de acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento das crianças e jovens. Os irmãos podem ajudar no cumprimento destas regras e limites pré-definidos.

Lembre-se que as crianças até 2 anos não devem ter contacto com tecnologia. Entre os 2 e 4 anos recomenda-se apenas 1h por dia. Dos 5 aos 10 anos poderá ir até às 3h por dia. Na adolescência deve ser negociado o número de horas em função do nível de desenvolvimento, do equilíbrio entre as actividades ao ar livre e a necessidade de descanso. Um uso superior a 5 horas por dia é considerado uso excessivo, se o adolescente apresentar sinais de perturbação do seu funcionamento.

- Procure um equilíbrio entre as actividades de lazer online e offline.

A verificação das páginas de internet e redes sociais provoca activação dos centros de recompensa do cérebro, que espera encontrar sempre algo de bom. Por vezes, esta atividade torna-se tão prazerosa que pode até substituir outros prazeres da vida, mas um equilíbrio é importante para a saúde.

Por outro lado, a tecnologia pode ser um recurso importante para pesquisa e suscitar a curiosidade sobre outras experiências da vida real, para todas as faixas etárias.

- Por questões de segurança, evite partilhar fotos das férias no momento em que estas acontecem.

Se fizer publicações oncline sobre as suas férias, sugere-se que as fotos sejam postadas posteriormente, de forma a prevenir roubos em habitações e propriedades e outro tipo de criminalidade oportunista.

- Use a tecnologia para se manter informado e acompanhar as recomendações das autoridades.