PAN defende "um verdadeiro investimento na causa animal" na Madeira
Mais verbas para as associações de protecção animal, veterinários municipais e campanha regional de esterilização são propostas do partido
A candidatura do partido às Regionais reuniu com a Provedoria do Animal
Os principais problemas relativos à causa animal na Região prendem-se, de acordo com o PAN, com "o acorrentamento animal, o abandono sobretudo em zonas mais rurais e a dificuldade das famílias em conseguir fazer face às despesas no âmbito da saúde, o que não potencia o aumento das adopções".
São as conclusões de uma reunião entre a candidatura do PAN-Madeira e Provedor do Animal, órgão sobre a responsabilidade do governo regional.
O objectivo do encontro, conforme explica o partido em comunicado de imprensa, foi "compreender o trabalho que tem vindo a ser feito e refletir sobre melhorias em prol dos animais".
O PAN acredita que "as alternativas passam por um verdadeiro investimento na causa animal, com mais verbas para as associações de protecção animal, com a aposta em veterinários/as municipais e uma campanha regional de esterilização".
Nesta linha, o partido entende ser necessário "continuar o trabalho de sensibilização pelas escolas, a formação de profissionais e apoiar as famílias face às despesas envolventes no cuidado aos animais".
"Além dos animais de companhia, há muito a fazer pela causa em geral na Região, sendo essencial apostar em mais recursos humanos, especializados na área", realça a mesma nota. Para o PAN é "essencial investir na formação dos profissionais que estão na linha da frente, de modo a garantir uma melhor intervenção, quer a nível das forças policiais, quer a nível da equipa da saúde e do serviço social".
Ainda na sequência deste encontro, o PAN dá conta que, segundo o provedor do animal, "o maior número de denúncias são feitas por cidadãos/cidadãs estrangeiros/as, referindo que possuem uma maior consciência para estas questões".