ADN propõe criação de plataforma on-line para informar consumidores sobre preços dos bens essenciais
O partido ADN pretende criar uma plataforma on-line, "com o intuito de informar os consumidores sobre qual o preço justo dos bens e produtos essenciais", anunciou João Abreu, número da lista candidata às eleições regionais da Madeira. Por contraposição, seria também possível visualizar na mesma plataforma os preços praticados nas grandes superfícies comerciais de toda a Região, explicou o candidato em comunicado de imprensa.
“O objectivo do partido ADN, de um ponto de vista económico, é consciencializar os consumidores a adquirirem os bens e produto essenciais quando estes se aproximarem do seu justo valor e vai, concomitantemente, ajudar as famílias a poupar no cabaz de compras mensal”, esclarece João Abreu.
O candidato do ADN entende que "dar a conhecer o justo valor dos bens e produtos essenciais" teria como principal função "desacelerar a procura na corrida, principalmente, às grandes superfícies, em busca de falsas promoções, e irá fazer com que o valor da oferta regrida, permitindo que vá de encontro ao justo valor". "Desta forma, vamos conseguir criar um ponto de equilíbrio de mercado ajustado à realidade económico-financeira da população", acrescenta.
"Cremos que, com esta ferramenta conseguiremos combater o oportunismo do mercado em aumentar constante e abusivamente os preços dos bens, produtos e, inclusive, de muitos serviços", reforça o candidato do ADN, que "não quer um Estado neo-liberal, nem um que crie dependência social", mas antes "um Estado que proteja e consiga auxiliar os cidadãos, sem afectar em demasia a economia de mercado livre".
"Da mesma forma, acreditamos numa democracia económica, que conviva com uma regulação eficaz do Estado, que impeça os excessos ou as insuficiências do mercado, com um adequado intervencionismo no âmbito da justiça social”, conclui João Abreu.