Porquê abater as árvores e não as replantar!?
Gostaria muito de saber por qual é a razão que as árvores que são abatidas pelo Departamento do Ambiente da CMF um pouco por toda a cidade, muito raramente ou nunca são novamente repostas novas espécies!?
São vários os sítios onde se procedeu ao corte de árvores e depois ficam ali os espaços vazios, apenas os troncos decepados recordando a todos que outrora existiu ali uma árvore, até dá dó de olhar. Jardim do Campo da Barca, Avenida do Mar junto à Capitania do Funchal, etc. Estão doentes? São muito velhas? Até concordo, agora não promover o replantio, acho isso um completo absurdo!
Sinceramente não consigo digerir esta política ambiental numa cidade que cada vez tem mais construção, mais betão, mais carros, mais pessoas, mais poluição, e em vez de se promover o nascimento de mais verde, ainda se destrói e dá cabo daquele que existia há décadas!?
Realmente quem nos governou num passado já bem longínquo, tinha decididamente outra postura e outra sensibilidade para com o ambiente e pela natureza, atualmente estas pessoas saem das universidades, ocupam os cargos, mas depois têm muito pouca sensibilidade para estas questões. Nós assistimos a grandes construções imobiliárias onde praticamente não vemos áreas verdes, e quando colocam árvores, são de umas espécies bem apagadas, quase arbustos.
Sinceramente, vamos dar mais valor ao nosso património verde, vamos contribuir hoje com espécies que possam ser apreciadas daqui a 50, 100 anos, tal como os nossos antepassados nos ofereceram, e vamo-nos deixar da paranóia de que as árvores andam a cair e que não as vamos plantar para não ter problemas no futuro.
José Carvalho