Pedro Calado admite que a mobilidade "é uma prioridade" para o Funchal
No dia em que se assinala o Dia da Cidade, o presidente da autarquia destaca a necessária aposta nos transportes públicos
Fixação de casais jovens e tornar os mais idosos parte integrante da sociedade são outras matérias que Pedro Calado considera como fundamentais para a capital madeirense
O Funchal completa hoje 515 anos desde que foi elevado a cidade e, neste aniversário, o município enfrenta diversos desafios, sendo que os principais dizem respeito à habitação, criminalidade e mobilidade.
A capital da Região Autónoma da Madeira, que diariamente conta com o movimento de milhares de pessoas, entre madeirenses e turistas, está a braços com o crescente problema da mobilidade e gestão do trânsito. Estas problemáticas têm originado alguns transtornos ao nível do congestionamento, especialmente durante o período escolar e nas horas de ponta, o que afecta a qualidade de vida dos seus residentes e visitantes, tornando por isso esta uma questão premente para o presente e futuro da capital madeirense.
Em declarações ao DIÁRIO, o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Pedro Calado, admitiu que uma das preocupações centrais e fundamentais para o futuro do município é a questão da mobilidade na cidade.
Uma cidade como o Funchal tem sempre muitos problemas e muitas prioridades. E nós vamos encontrar sempre muitos problemas e muitas situações para resolver, mas nós temos é que ter a capacidade de todos os dias de ir acompanhando o desenvolvimento da cidade e ir encontrar soluções. Por isso, uma das coisas que mais nos preocupa neste momento é, sem sombra de dúvida, a mobilidade Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal
Sendo o Funchal o local mais movimentado na Região, Pedro Calado reforçou que a mobilidade se tornou um dos aspectos mais cruciais para a administração da cidade, dada a crescente demanda pelos serviços, infraestruturas, e as muitas visitas dos turistas.
Nós temos hoje uma cidade, que entre residentes, pessoas que vêm trabalhar de outros concelhos, turistas e todos aqueles que frequentam as nossas infraestruturas, nós temos certamente mais de 200 mil pessoas diariamente no concelho do Funchal. Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal
Pedro Calado mencionou que soluções positivas já estão a ser implementadas, em cooperação com o Governo, nas quais se inclui projectos de túneis, estacionamentos, e melhorias nas vias de acesso. No entanto, o edil sublinha que uma das principais medidas que deve avançar tanto no Funchal, como nos restantes concelhos da Região, é "uma aposta muito grande" nos transportes públicos.
As soluções que têm sido encontradas em termos de trânsito, de mobilidade, de estacionamentos, têm sido soluções positivas. Como com o Governo Regional já foram avançadas algumas situações que têm de ser feitas, os túneis, as acessibilidades, quer dos nós rodoviários da via rápida, quer também em termos de estacionamentos. Mas tem de ser feito uma aposta muito grande agora, quer no concelho do Funchal, quer nos concelhos limítrofes, sobretudo para aqueles que saem do Funchal e para aqueles que querem entrar no Funchal, para utilizarmos cada vez mais os transportes públicos. Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal
Nesse sentido, o presidente da CMF enaltece o concurso dos transportes terrestres do Governo Regional como medida certa para tornar a capital da Madeira mais acessível, segura e eficiente.
Hoje estou em crer que com o concurso de transportes terrestres que o Governo Regional lançou, com uma nova frota, com autocarros mais modernos, mais dinâmicos, secalhar com uma revisão das rotas, da periodicidade de passagem em determinadas zonas, mas fomentando muito o uso dos transportes públicos, sobretudo nas camadas mais jovens, nós vamos ter uma mobilidade mais rica, mais disponível para a cidade e para sua transformação. Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal
Governo Regional avança com o sistema de bilhética integrado dos transportes públicos na Madeira
O Conselho do Governo, reunido hoje, em plenário, decidiu avançar para a criação de um "sistema que irá permitir o desenvolvimento, disponibilização, operação, manutenção e gestão dos sistemas e equipamentos necessários a assegurar a interoperabilidade" entre os sistemas de bilhética dos vários operadores da Região, através do Sistema Central Integrado Intermodal e Multisserviço.
Mas além da mobilidade, Pedro Calado também sublinhou que a fixação dos casais jovens e a necessidade de trabalhar com e para a população idosa, que compreende mais de um quarto da população do Funchal, representam outras matérias essenciais para moldar um futuro sustentável e próspero para a cidade do Funchal.
O outro é trazermos ou continuarmos a apostar na fixação dos casais jovens na cidade do Funchal. E, por último, que eu acho que é um grande desafio que as sociedades têm hoje, é nós trabalharmos muito com a população menos jovem, com a população que já tem mais de 65 anos, e que hoje representa mais de 27% da nossa população. É uma população que se mantém activa, pode não estar já trabalhar mas continua a ser uma população activa, e nós temos que trabalhar com esta população, que são quem nos ajudou a chegar até aqui e, por isso, nós temos que fazer senti-los parte integrante da nossa sociedade. Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal
O ponto alto das comemorações do 515.º aniversário da cidade do Funchal ocorre com o habitual hastear da bandeira, às 9h30, na Praça do Município, seguido da Eucaristia às 10 horas, na Igreja do Colégio.
A Sessão Solene está marcada para as 11h15, na Assembleia Municipal do Funchal, numa cerimónia em que serão homenageadas seis personalidades com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro.
Nesta cerimónia serão também homenageadas as jogadoras Telma Encarnação, Bárbara Santos e Fátima Pinto, da selecção feminina de futebol, pelo mérito e prestígio que têm trazido à Região e ao Funchal, em particular, pelo glorioso palmarés conquistado até ao momento.
A Câmara Municipal do Funchal vai também atribuir as primeiras medalhas ‘Munícipe Centenário’ a três pessoas. Serão ainda atribuídas Medalhas de Assiduidade e Bons Serviços a 71 trabalhadores municipais.
Em simultâneo com as celebrações solenes, o ginásio Platinum e o Grupo Factory vão promover a prática do exercício físico no Almirante Reis com a realização de variadas aulas de grupo abertas a toda a população. O 'Funchal Outdoor 2023' vai contar com sessões de 'body attack', body balance', 'cross training' até às actividades naúticas, como será o caso do Stant Up Paddle, natação e snorkeling. A novidade este ano será a criação de uma zona destinada aos mais novos, onde podem ficar a treinar enquanto os pais e adultos também realizam os seus treinos.
OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
-18h45 - Jogo da II Liga: Torreense x Nacional, no Estádio Manuel Marques;
- Santana North Festival;
- Feira Gastronómica do Caniço;
- Festas do Concelho de São Vicente;
INICIATIVAS POLÍTICAS DA REGIONAIS 2023:
- 10h00 - Bloco de Esquerda Madeira organiza concentração em defesa da Praia Formosa, no Largo do Colégio;
- 10h15 - Somos Madeira' realiza visita ao Centro de Saúde de Santa Cruz;
- 11h00 - CDU promove iniciativa política regional sobre o mapeamento das zonas de exclusão, nas zonas altas e super-altas do Funchal, no Largo do Miranda, no alto de Santa Maria Maior (abaixo da Choupana);
CURIOSIDADES:
- Este é o ducentésimo trigésimo terceiro dia do ano. Faltam 132 dias para o termo de 2023;
- Dia Internacional da Lembrança e do Tributo às Vítimas do Terrorismo.
EFEMÉRIDES:
1534 - Angra do Heroísmo, nos Açores, passa a cidade.
1643 - Nasce, em Lisboa, o futuro rei D. Afonso VI.
1822 - O Banco de Lisboa, instituição na base do Banco de Portugal, abre as portas ao público.
1888 - William Burroughs regista a patente da primeira calculadora mecânica.
1911 - É aprovada a primeira Constituição da República portuguesa.
- O quadro "Mona Lisa", de Leonardo Da Vinci, é roubado do Museu do Louvre, em Paris. Permanecerá em paradeiro desconhecido durante dois anos.
1915 - Grande Guerra 1914-1918. A Itália declara guerra ao Império Otomano.
1941 - É criada a SATA, companhia aérea açoriana.
1985 - O Conselho de Segurança da ONU condena o Governo da África do Sul pela política de apartheid e reclama a libertação de Nelson Mandela e de todos os presos políticos.
1991 - Tentativa de golpe de estado na URSS. A junta comunista ensaia o assalto ao Parlamento, onde se encontra Boris Ieltsin. A população de Moscovo enfrenta os tanques.
2002 - A Inspecção-Geral das Actividades Culturais concede "autorização excecional" a Barrancos para espetáculos com touros de morte.
2003 - A SIC e a TVI assinam o protocolo com o Estado que estabelece regras para a prestação de serviço público por operadores privados de televisão.
2004 - O ginasta português Nuno Merino conquista o sexto lugar na prova de trampolim, a melhor de sempre de um português, nos Jogos Olímpicos de Atenas.
2005 - Incêndios florestais. Várias frentes de fogo aproximam-se de Coimbra e atingem os subúrbios da cidade.
2006 - A Lei da Paridade, que obriga à inclusão de um terço de mulheres nas listas candidatas às eleições e será reavaliada em 2011, sai em Diário da República.
- Começa o julgamento do ex-Presidente iraquiano Saddam Hussein, no processo relativo à morte a 100.000 curdos, entre 1987 e 1988.
2007 - Começa em Bagdad o julgamento de 15 responsáveis do regime de Saddam Hussein, acusados de crimes contra a humanidade pelo massacre de dezenas de milhar de xiitas no Sul do Iraque, durante a revolta de 1991.
2008 - Nelson Évora vence o triplo salto com a marca de 17,67 metros e torna Pequim2008 a melhor edição de sempre dos Jogos Olímpicos para Portugal, ao somar a sua medalha de ouro à de prata conquistada por Vanessa Fernandes no triatlo
2009 - Derrocada na praia de Maria Luísa em Albufeira. Cinco vítimas mortais, quatro da mesma família.
- A Amazon, a Microsoft e a Yahoo decidem unir-se na luta contra a tentativa da Google para criar a maior biblioteca virtual do mundo.
2017 - O alegado autor do atentado terrorista em Barcelona de 17 de agosto é abatido pela polícia em Altos del Subirat, arredores da cidade catalã.
- Uma pessoa morre e outra fica ferida em Marselha, no sul da França, depois de terem sido atingidas duas vezes por um veículo numa paragem autocarros.
2018 - O ex-diretor de campanha de Donald Trump, Paul Manafort, é condenado por fraude bancária e fiscal.
2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga as alterações à Lei Eleitoral da Assembleia Legislativa dos Açores, entre as quais o voto antecipado em mobilidade.
- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, veta o diploma da Assembleia da República que altera a Lei da Nacionalidade.
2022 - A nadadora portuguesa Angélica André conquista a medalha de bronze na prova de 10 km de águas abertas dos Europeus, dando a Portugal a terceira medalha em Roma.
- O canoísta português Kevin Santos sagra-se campeão europeu de K1 200 metros, depois de inicialmente ter sido dado como quinto classificado na regata final em Munique.
- O canoísta Fernando Pimenta sagra-se campeão da Europa de K1 5.000 metros, a sua 121.ª medalha em provas internacionais, a terceira em Munique.
PENSAMENTO DO DIA:
Sob um governo que prende injustamente, o lugar de um homem justo também é na cadeia Henry David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano