Madeira

Processo de descarga, comercialização e armazenamento de pescado na Madeira agilizado

Novo sistema informático das lotas da Região entrou em funcionamento no dia 1 de Agosto

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O processo de descarga, comercialização e armazenamento de pescado, nas lotas da Madeira, é agora mais ágil, graças à implementação de um novo sistema informático, que entrou em funcionamento no dia de ontem, 1 de Agosto.

Conforme dá conta uma nota enviada à comunicação social pela Secretaria Regional de Mar e Pescas, esta modernização do processo resulta de um investimento de 656 mil euros por parte do Governo Regional. 

Teófilo Cunha esteve presente no primeiro leilão de pescado realizado com esta nova ferramenta e, na ocasião, destacou que "a modernização da Economia Azul, nomeadamente das Pescas, tem sido um grande desígnio deste Governo, e este Sistema Integrado de Gestão de Lotas e Entrepostos [SIGLE] é um passo determinante nesse sentido”, realçando a normalidade com que decorreu o primeiro dia.

Foi perante uma casa cheia que o secretário regional com a pasta do Mar e Pescas notou que "o SIGLE vem agilizar processos, desburocratizar procedimentos, representando ganhos consideráveis, não só para os operadores, como também internamente ao nível da eficiência, permitindo assim reduzir custos operacionais”. 

O sistema foi instalado em toda a rede regional de lotas e entrepostos, nomeadamente no Funchal, no Caniçal e no Porto Santo, bem como nos postos de recepção de pescado existentes no Porto Moniz e no Paul do Mar. Esta ferramenta permite uma monitorização e centralização ao minuto de todos os processos, que passam a ser totalmente informatizados.

Com este sistema, passa a ser possível saber a quantidade de pescado que cada embarcação tem a bordo a qualquer momento, mesmo estando em alto mar, o volume das descargas que está a ser feito nos portos, o consumo de gelo ou a quantidade de uma determinada espécie que está armazenada nos entrepostos frigoríficos.

No caso da Lota do Funchal, foi, ainda, instalada uma passadeira rolante, para optimizar as vendas, quer presenciais, que 'on-line'. 

O anterior sistema de gestão remontava a 1993, e apresentava várias limitações face ao que tem sido a evolução tecnológica dos últimos anos.