Iniciativa Liberal alerta que 27.500 madeirenses são "totalmente dependentes"
Carla Chatterly, candidata n.º 2 da Lista da Iniciativa Liberal Madeira às eleições Regionais 2023, veio hoje abordar a pobreza existente na Região Autónoma da Madeira.
"Mais de 30% dos madeirenses correm risco de pobreza. Quase um terço da população do arquipélago. 75.000 de nós em risco de pobreza. Pessoas que ganham por ano 6.653€ ou menos, 550€ por mês ou menos", alerta, acrescentando que a grande maioria dos trabalhadores regionais ganham o ordenado mínimo. "São o retrato dos 'trabalhadores pobres', dependentes, que têm de escolher entre o pão e a habitação. Quando trabalhar não é a solução para a pobreza, está tudo errado", sublinha.
A candidata refere ainda que há casos "ainda piores", das pessoas que são totalmente dependentes. "São cerca de 27.500 madeirenses nesta situação", destaca.
Ao fim de quase 50 anos de Autonomia, é inexplicável como chegámos aqui. Deixámos que a pobreza se tornasse natural. Racionalizamos a pobreza. E é inaceitável que assim seja. Esta Autonomia de dependentes, esta Madeira de salários mínimos tem de acabar. Falhámos enquanto sociedade, falhámos politicamente. É urgente refundar a Autonomia. Criar uma nova, reconhecendo os erros que nos trouxeram até aqui, aprendendo com eles. Uma Autonomia mais exigente que não deixe ninguém para trás. Uma Autonomia com futuro. Carla Chatterly, candidata n.º 2 da Lista da Iniciativa Liberal Madeira