Bombeiros Voluntários querem salários iguais aos dos Bombeiros Sapadores
ANBP/SNBP Madeira reuniu hoje com o presidente da AMRAM
O Secretariado Regional da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) da Madeira reuniu-se hoje, dia 17 de agosto, com o presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM), Pedro Calado.
Na nota de imprensa enviada às redações, a associação explica que o tema principal da reunião incidiu no modelo organizacional, jurídico, financeiro e operacional da região, nomeadamente a equiparação salarial dos Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) à tabela salarial dos Bombeiros Sapadores, algo que é considerado "justo e necessário" pelo presidente da AMRAM.
Embora este Sindicato ainda não tenha recebido o Estatuto dos Bombeiros Profissionais para análise, defendemos desde sempre que é da mais elementar justiça que o “trabalho igual merece salário igual”. Fomos informados que as Câmaras Municipais já apresentaram uma contraproposta ao Governo. Por conseguinte, o processo foi desbloqueado. ANBP/SNBP Madeira
Durante o encontro, a ANBP/SNBP Madeira explica que também foi discutido a necessidade de repensar a realidade dos Bombeiros a nível regional a médio e a longo prazo; a inexistência de uma carreira para os Bombeiros Profissionais com contrato nas AHBV, a possibilidade da criação de uma taxa regional de Protecção Civil com o objectivo de apoiar o socorro na Região Autónoma da Madeira e também mais profissionalização, assim como tornar a carreira de Bombeiro mais apelativa aos jovens.
O Secretariado Regional de ANBP/SNBP da Madeira registou com agrado o interesse em resolver estes assuntos que tanto preocupam os profissionais das AHBV, bem como expressou ideias para proporcionar um melhor futuro da Proteção Civil e dos Bombeiros da Região Autónoma da Madeira ANBP/SNBP da Madeira