Regionais 2023 Madeira

Iniciativa Liberal empenhada em aumentar potencial turístico e qualidade de vida dos residentes do Porto Santo

None
Foto Aspress
O Porto Santo é uma ilha pequena, que integra um arquipélago periférico de um país da periferia da Europa. Está condicionada pela descontinuidade territorial, escassos recursos naturais, reduzida população e economia de pequena escala essencialmente virada para o sector terciário (comércio e serviços). É necessária uma visão estratégica para o Porto Santo alcançar o seu potencial.

A posição foi defendida hoje peIo candidato Iniciativa Liberal Porto Santo, Inelso Ribeiro, que considera que os investimentos públicos realizado até à data naquela ilha foram "desprovidos de objectividade futura".

"O excesso de construção de infra-estruturas públicas que, para além de não serem aproveitadas para o fim pretendido, encontram-se abandonadas dando uma imagem negativa e despesista a quem nos visita", aponta.

"Numa ilha, onde tudo tem de ser importado, onde os custos são superiores a qualquer ponto do território nacional, sem vantagens fiscais, os negócios têm reduzida atracção e viabilidade para os investidores", acrescenta, vincando que "as entidades regionais só se lembram da ilha durante o período de verão ou em vésperas de eleições".

A Iniciativa Liberal está, por isso, "empenhada em aumentar o potencial turístico do Porto Santo e a qualidade de vida dos residentes, protegendo o meio ambiente, o património histórico e a praia, a sua enorme mais valia", pelo que enumera um conjunto de propostas no sentido de revitalizar a 'ilha dourada'.

Como sejam: a recuperação de algumas culturas características do Porto Santo, como a uva, a melancia, o figo, a lentilha e o chicharro; a minimização de resíduos e a conservação e gestão energéticas para a preservação do meio ambiente ou estudar a possibilidade da utilização de Unidades Móveis de Tratamento de Resíduos por Plasma e a liberalização dos serviços de transporte marítimo de e para o Porto Santo, entre outras medidas.