PAN diz ter a solução para o Aeroporto da Madeira
Foi numa iniciativa de pré-campanha junto ao Aeroporto da Madeira, esta quarta-feira, que o PAN – Pessoas-Animais-Natureza apontou a necessidade de uma tomada de posição política clara e eficaz, para minimizar todos os prejuízos resultantes da inoperacionalidade desta infraestrutura aeroportuária, "principalmente para garantir à população madeirense e portossantense a concretização do princípio constitucional da continuidade territorial".
No comunicado enviado às redacções, o PAN aponta como solução o Aeroporto do Porto Santo, encarado como unidade de contingência.
Isto passará por termos de admitir que o Aeroporto do Porto Santo tem, aqui, um papel fundamental a desempenhar, tornando-se o aeroporto de contingência em alternativa ao da Madeira. Isto necessita obviamente de dotar o Aeroporto do Porto Santo da capacidade de receber o volume de passageiros, que é recebido na Madeira, bem como de serviços mínimos de assistência. Nestas circunstâncias, sendo o desembarque a única alternativa, a solução de chegada a ilha da Madeira, passa igualmente pela necessidade de um transporte marítimo rápido e gratuito, que ligue as duas ilhas. Candidatura do PAN
Terminam dizendo que "não podemos continuar a aguardar os estudos prometidos dos ventos, e a condicionar quer um sector de actividade essencial para a economia da Região, nem a própria população, que com a manutenção deste problema, vê agravado os custos da sua saída da ilha".