Aumentou para 17 o número de mortos no naufrágio de domingo na RDCongo
O número de mortos no naufrágio no domingo de uma embarcação no rio Lukenie, no centro da República Democrática do Congo (RDCongo), subiu para 17, disse hoje o coordenador da organização Geração Consciente, Darius Nsay Ikwo.
O naufrágio ocorreu nas águas do Lukenie, um dos muitos afluentes do rio Congo, a apenas 20 metros do porto da cidade de Oshwe, de onde a embarcação partiu, na província de Mai-Ndombe.
"Foram encontrados mais seis corpos na localidade de Ilanga, situada a 30 quilómetros de Oshwe", detalhou à agência Efe, acrescentando que "a maior parte das vítimas são do Ministério da Saúde".
A embarcação transportava funcionários públicos que se dirigiam à cidade de Kutu para formação.
Segundo a fonte, estavam cerca de 300 pessoas a bordo.
"Ainda não sabemos a causa deste acidente. Não se trata de sobrecarga, porque o navio pode transportar mais de 300 pessoas", acrescentou Ikwo, lamentando as más condições de embarque.
O naufrágio de embarcações é frequente na RDCongo porque os rios e lagos são utilizados diariamente como meio de transporte, apesar de as embarcações precárias estarem frequentemente muito carregadas e de a sinalização ser quase inexistente.