Garouta do Calhau vai criar Centro de Dia "inovador" com capacidade para 15 utentes
Casa cheia para receber a secretária regional, Rita Andrade, que visitou, esta quinta-feira, o Centro Comunitário Santo Amaro
Mais de 30 utentes do Centro Comunitário Santo Amaro, que se encontravam numa ação promovida por psicólogos da casa sobre sensibilização para hábitos de alimentação saudáveis e questões ligadas ao envelhecimento activo, acolheram a secretária regional Rita Andrade, esta quinta-feira.
Ricardo Silva, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – ‘Garouta do Calhau’, aproveitou o momento para anunciar a criação de um Centro de Dia com capacidade para 15 utentes e que irá funcionar também aos fins de semana, tratando-se de um projecto-piloto, tal como explica a governante.
Trata-se de mais um projeto inovador como todos aqueles que a Garouta do Calhau (ADCF) nos tem habituado através da concretização de projetos diferenciados, ambiciosos e que correspondem a respostas que a evolução e o sinal dos tempos exigem, trazendo grande dinamismo no que toca às questões do envelhecimento activo. Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania
E diz que “com este novo espaço pretende-se ir mais além do formato tradicional dos Centros de Dia actuais, visto que este projecto inclui o alargamento desta resposta ao fim de semana, o que irá certamente ajudar muitas famílias e, principalmente, os próprios utentes que ficam aqui com um espaço alargado privilegiado, que irá responder às necessidades específicas de cada um”, acrescentou a governante.
E não poupou nos elogios a esta instituição que “tem uma visão de futuro e um papel fundamental na melhoria da qualidade vida dos seus utentes, através das respostas sociais que desenvolve.
Prova disso, são os cerca de 400 utentes que apoiam, diariamente, através dos 5 Centros Comunitários e ainda dois Centros de Dia mais especializados, destinados a utentes com Alzheimer, a funcionar na Várzea e nas Murteiras. Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania
Rita Andrade deu ainda como exemplo desse mesmo dinamismo, a criação do Centro de Noite Para Idosos e que se encontra atualmente em desenvolvimento através da remodelação do edifício localizado no Beco do Paiol, estando prevista a conclusão das obras para o final de 2024.