Há 19 anos, Vitor Sá foi o 1.º madeirense a vencer o RVM como prova do Campeonato da Europa
Consulte as edições de 2004 e de 1993, neste 'Canal Memória'
Em vésperas de mais uma edição do Rali Vinho da Madeira, fomos vasculhar os nossos arquivos e encontrámos algumas curiosidades em relação a esta prova, nas edições publicadas a 1 de Agosto. Em 2004 dávamos conta da vitória de Vitor Sá, sagrando-se assim o primeiro madeirense a vencer o Rali Vinho Madeira, enquanto prova do Campeonato da Europa.
A vitória de Vitor Sá/Ornelas Camacho, a bordo de um Peugeot 306 foi a segunda, no Rali Vinho da Madeira, por parte de uma dupla madeirense. A primeira tinha sido de Janica Clemente/Miguel de Sousa, 29 anos antes.
Bruno Thiry/Nicolas Gilsoul ficaram em segundo lugar, a 2.15,7 minutos dos vencedores. Já Simon Jean--Joseph/Jack Boyere, em Renault Clio S1600, que terminaram a 24,6 segundos dos belgas e, por isso, no terceiro lugar.
Stephanie do Mónaco na Madeira a convite do RVM
A princesa Stephanie do Mónaco esteve na Madeira há 30 anos. A monegasca esteve na Região a convite da organização do Rali Vinho da Madeira, mas a sua visita esteve em suspenso devido a uma doença súbita do seu filho. Uma vez que a criança estava com febre, a princesa ponderou não viajar.
O companheiro da altura, Daniel Ducruet, pai do seu filho, era um dos participantes do rali de 1993, mais um motivo para a sua visita à Madeira. A organização do rali garantiu o acompanhamento médico do bebé, o que veio a ajudar na opção de viajar para a Região.
A sua vinda à Região esteve quase sempre envolta em mistério. Apenas se sabia que deveria deslocar-se ao Porto Santo, a fim de conhecer o areal dourado e almoçar com o presidente da Câmara Municipal.