'Navegadoras' têm confronto decisivo com os Estados Unidos
Hoje inicia-se também, em Lisboa, a Jornada Mundial da Juventude, onde participarão 950 madeirenses
A seleção portuguesa feminina de futebol defronta esta terça-feira, pelas 19 horas locais (08 horas em Lisboa), os 'todos poderosos' Estados Unidos, a melhor equipa do mundo, em Auckland, na Nova Zelândia. Em jogo está a presença nos oitavos de final do Mundial feminino de futebol de 2023, que serão disputados na Austrália.
O encontro, da terceira jornada do Grupo E do Mundial feminino de 2023, é dirigido pela árbitra britânica Rebecca Welch e deverá atrair cerca de 43 mil adeptos às bancadas do Estádio Eden Park.
As contas do apuramento
Portugal, que iniciou a sua participação no Mundial com uma derrota frente aos Países Baixos (0-1), e bateu o Vitename na segunda jornada (2-0), chega à última jornada do Grupo E a depender apenas de si póprio para alcançar os oitavos de final.
Para que isso aconteça, terá de vencer os Estados Unidos, bicampeões mundiais e primeiros colocados no ranking FIFA de seleções femininas. Um empate também poderá ser suficiente, desde que o Vietname vença os Países Baixos.
Enquanto a equipa das quinas se estreia na competição, os Estados Unidos chegam ao jogo desta terça-feira na condição de recordistas de títulos mundiais, pois venceram quatro das oito edições disputadas. O último desaire norte-americano em mundiais remonta ao ano de 2011 (quando perdeu por 2-1 com a Suécia).
Os Estados Unidos lideram lideram o Grupo E, com quatro pontos (4-1 em golos), os mesmos das neerlandesas, segundas (2-1), enquanto Portugal é terceiro, com três (2-1), e o Vietname, já eliminado, segue em quarto, sem qualquer ponto conquistado (0-5).
As 'navegadoras' já fizeram história na Nova Zelândia, primeiro pela inédita presença e depois porque já conseguiram marcar golos e ganhar um jogo, só que, num grupo com as duas finalistas da última edição (2019), os 'oitavos' ainda estão à distância de um triunfo sobre os Estados Unidos.
Falta um jogo e tempos de conseguir competir. Se não conseguirmos, o balanço não será tão positivo como aquilo que nós queremos. Acho que conseguimos ser competitivos nos dois primeiros, mas ainda falta este jogo na fase de grupos Francisco Neto, selecionador nacional
Portugal nunca marcou frente às norte-americanas
No total dos dez embates, de carácter particular, com os Estados Unidos, disputados entre 1994 e 2021, Portugal perdeu todos os jogos e não conseguiu sequer marcar um golo. As norte-americanas ostentam um saldo de 39 golos (0-1, 0-4, 0-3 e 0-1).
As actuais bicampeãs mundiais em título marcam a Portugal à média de quase quatro tentos por encontro (3,9) e têm como melhores registos duas goleadas por 7-0, em 1991, em Sanford, nos Estados Unidos, e em 2000, em Montechoro, na Algarve Cup.
Há poucas equipas no mundo a marcar golos aos Estados Unidos, a criar oportunidades, mas, nos quatro jogos que fizemos com elas, criámos sempre oportunidades. Não tivemos a competência na altura para as concretizar
Sob o comando de Francisco Neto, à frente da formação das 'quinas' em 2014, Portugal conseguiu os dois primeiros desaires pela margem mínima.
Há sempre estes momentos em que as equipas abaixo no ranking conseguem superar-se, transcender-se e ter exibições incríveis. Nós sempre acreditámos nisso, no nosso valor, que as equipas que são competentes, organizadas, conseguem disputar os jogos até final. É muito por aí que queremos andar
Encarnação difícil de 'despromover'
O desafio das 'navegadoras' é incomensurável, sendo que, para o enfrentar, parece difícil prever quais as 'peças' que o selecionador vai lançar, depois de, do primeiro para o segundo jogo, ter feito sete mudanças, mantendo apenas Ana Borges, Carole Costa, Tatiana Pinto e Jéssica Silva.
Francisco Neto, que já utilizou 22 jogadoras, pode começar por inovar logo na baliza e colocar em campo a 23.ª convocada, e única que ainda não entrou, a guarda-redes Rute Costa, que também não somou qualquer minuto nos Europeus de 2017 e 2022.
Quanto a defesa, é provável que se mantenha a três, com Ana Borges, Carole Costa e o regresso de Diana Gomes, podendo, nas laterais, manter-se Lúcia Alves e Joana Marchão ou regressarem Tatiana Pinto e Catarina Amado, titulares com os Países Baixos.
Caso Tatiana derive para lateral, o meio-campo poderá ter Dolores Silva e Andreia Norton, mais Kika Nazareth, nas costas de Jéssica Silva e Telma Encarnação, jogadora que não será fácil Francisco Neto 'despromover'.
(Re)veja o primeiro golo de sempre de Portugal em Mundiais Femininos, marcado pela madeirense Telma Encarnação:
Quanto ao 'onze' de Andonovski, não se preveem grandes alterações, até porque os Estados Unidos precisam de ganhar – se calhar folgadamente – para vencerem o grupo e apanharem um adversário teoricamente menos complicado nos 'oitavos'.
A avançada Alex Morgan, que conta 121 golos em 209 jogos pela selecção, é a jogadora 'cartaz' da formação norte-americana, sendo que, no Mundial2023, só marcaram Sophia Smith (dois ao Vietname) e Lindsey Horan (um ao Vietname e outro aos Países Baixos). Trinity Rodman, filha do lendário basquetebolista Dennis Rodman, Rose Lavelle e Savannah Demelo, que tem descendência açoriana, são outras das figuras das bicampeãs em título, juntamente com a agora menos utilizada Megan Rapinoe.
Saiba que iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:
09h00/10h00 O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, visita hoje os Centros de Saúde do Caniço e de Santana, por ocasião do início das consultas de medicina dentária. Pelas 09 horas, decorrerá a visita ao Centro de Saúde do Caniço e pelas 10 horas ao Centro de Saúde de Santana.
10h30 O Grupo Parlamentar do PSD Madeira reúne-se, na Assembleia Legislativa da Madeira, com os Conselheiros das comunidades madeirenses.
10h30 O Grupo Parlamentar do CDS-PP Madeira abordará “assuntos de interesse para a população da Madeira e do Porto Santo”, na Sala de Imprensa da ALRAM. O líder parlamentar do partido, António Lopes da Fonseca, irá prestar declarações no local.
11h00 O JPP promove uma iniciativa política, no Estreito de Câmara de Lobos, que terá como porta-voz: Miguel Ganança.
17h00 A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, realiza, no complexo da Barreirinha, no Funchal, a entrega da nova bandeira relativa à presença de cnidários. A nova bandeira aplica-se às praias de banhos, isto é, às praias onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores durante a época balnear, e visa avisar os banhistas sobre a presença de águas-vivas.
17h30 A CDU realiza uma acção política, junto às instalações da Empresa de Electricidade da Madeira, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, no Funchal, para "denunciar mais uma das mentiras do Governo Regional de Miguel Albuquerque".
CULTURA
19h00 Como já vem sendo habitual, a Galeria Anjos Teixeira, no Funchal, realiza mais uma iniciativa ligada ao ciclo 'Conversas de Abril', desta feita sobre ‘A importância do CCO (Centro de Cultura Operária) na construção da Revolução de Abril’, em que o convidado é Arnaldo Capelo, um dos dirigentes históricos do CCO na Madeira.
DESPORTO
Hoje tem início mais uma Semana do Rali Vinho Madeira, que se inicia com o começo da realização dos reconhecimentos por parte das equipas inscritas.
Os reconhecimentos consistem em sessões realizadas pelos concorrentes a velocidade controlada nas estradas a serem percorridas durante a prova para que sejam recolhidas e confirmadas as notas de andamento.
Entre as 8 e as 18 horas, poderão ser reconhecidas as classificativas que compõem a segunda etapa, Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Calheta e Rosário.
Ao final da tarde decorre a sempre muito concorrida sessão de autógrafos, que, uma vez mais, terá lugar junto ao Casino da Madeira.
Entre as 21h30 e as 23 horas, os milhares de adeptos e entusiastas que acorrem a uma ocasião única para convívio com as 85 equipas inscritas e também com a possibilidade de observar mais de perto algumas das viaturas que, a partir de quinta-feira, 3 de Agosto, estarão na estrada entusiasmando multidões.
Ainda no desporto regional, destaque para a apresentação da prova ULTRA X Madeira, que terá lugar pelas 12 horas, na Câmara Municipal de Machico. O evento de ultramaratona que faz parte de um circuito Mundial que levará os atletas deste desafio desde o município anfitrião a São Vicente.
Madeira recebe corrida international Ultra X a 18 e 19 de Novembro
Evento desportivo será apresentado amanhã na Câmara Municipal de Machico
EFEMÉRIDES
Principais acontecimentos registados no dia 1 de Agosto, Dia Mundial do Aleitamento Materno e Dia Mundial do Cancro do Pulmão:
30 a.C. - Augustus entra em Alexandria anexando o Egito ao Império Romano.
1291 - É fundada a Confederação Helvética, com a união de Uri, comunidade livre do vale de Schwyz, e Nidwalden. Festa nacional suíça.
1492 - Emissão do decreto de expulsão dos judeus de Espanha, pelos reis Católicos Fernando e Isabel.
1498 - Cristóvão Colombo chega à costa da atual Venezuela.
1619 - Começa o comércio de escravos da América do Norte, com a chegada dos primeiros africanos a Jamestown, Virgínia.
1774 - Identificação do elemento Oxigénio, pelo químico e teólogo inglês Joseph Priestley, que prosseguira as investigações do alemão Carl Wilhelm Scheele.
1800 - A Lei da União, da Coroa britânica, estabelece o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.
1808 - Tropas britânicas iniciam o desembarque em Lavos, na Figueira da Foz, na guerra contra as forças de Napoleão Bonaparte.
1819 - Nasce o escritor norte-americano Herman Melville, autor de "Bartleby" e "Moby Dick".
1856 - Começa a chamada Revolta das Subsistências em Portugal. O mau ano agrícola provoca manifestações em Lisboa. Os tumultos e assaltos a lojas prolongam-se pelo mês de agosto.
1857 - Garibaldi forma a Associação Nacional Italiana, com o objetivo de unificar o país.
1868 - A Rússia vende o Alaska aos EUA.
1894 - Início da primeira guerra Sino-japonesa, pela posse da Coreia.
1900 - O médico cubano Carlos Juan Finlay identifica o mosquito propagador da febre-amarela.
1902 - Os EUA adquirem os direitos do Canal do Panamá à França.1903 - É fundado o Boavista Futebol Clube, no Porto.1914 -- I Guerra Mundial. A Alemanha declara guerra à Rússia, invade o Luxemburgo e faz o ultimato à Bélgica. A França lança a mobilização geral.
- Morre João Eça Leal, poeta e escritor teatral.
1927 - Levantamento de Nanchang, na China.
1935 - Inauguração oficial da Emissora Nacional de Radiodifusão, EN, que marca o início da profissionalização da Rádio em Portugal. A direção, nomeada por Duarte Pacheco, ministro das Obras Públicas e Comunicações, é constituída por Henrique Galvão, Manuel Bívar e Pires Cardoso.
1936 -- Abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha nazi de Adolf Hitler.
1940 - II Guerra Mundial. A Itália de Mussolini ataca a Somália britânica.
1941 - É produzido o primeiro Jeep, em Toledo, EUA.
1943 - II Guerra Mundial. Ataque aéreo dos EUA aos campos de petróleo da Roménia, controlados pelos nazis.- A Birmânia proclama a independência.
1944 - II Guerra Mundial. Início da insurreição de Varsóvia contra as forças nazis de ocupação. A revolta durou 63 dias, causou 200 mil mortos e foi sufocada pelas tropas de Hitler.
- II Guerra Mundial. Itália. As forças aliadas libertam Florença. O general Patton assume o comando do 3º Exército norte-americano.
1946 - É criada a Comissão de Energia Atómica dos Estados Unidos.
1947 - As Nações Unidas apelam ao cessar-fogo na Indonésia, entre as forças revolucionários e a potência colonial, a Holanda.
1950 - A URSS regressa ao Conselho de Segurança da ONU.
1957 - Os EUA e o Canadá estabelecem o NORAD, Comando de Defesa Aérea da América do Norte.1958 -- O rei Hussein da Jordânia dissolve a Federação com o Iraque.
1960 - Independência do Daomé.
1961 - Ocupação do Forte de São João Baptista de Ajudá pelo Benin (Daomé), que anexa a fortaleza. A anexação apenas será reconhecida por Portugal, em 1985.
1965 - Guerra do Vietname. Tropas Vietcong conquistam a base norte-americana de Da Nang.
1966 - Um banho de multidão recebe, no Aeroporto da Portela, em Lisboa, a seleção nacional que acabou de conquistar um histórico 3.º lugar no Mundial de futebol.
- Massacre da Universidade do Texas. O atirador Charles Joseph Whitman, 25 anos, assassina 15 pessoas, antes de ser morto pela polícia.
- A Revolução Cultural na China é lançada num discurso de Mao Tse Tung.
1974 - Chega a Lisboa o primeiro representante diplomático de um país do Bloco de Leste, Erich Butzke, embaixador da RDA.
- O Governo grego restabelece a Constituição que vigorava no país antes do golpe militar de 1967, abrindo o caminho à Democracia.
1975 - Representantes de 35 nações (33 da Europa, os EUA e o Canadá), reunidos na Finlândia, em Helsínquia, assinam a Acta Final da Conferência de Segurança e Cooperação na Europa, documento na base da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (1994).
1977 -Morre, aos 88 anos, o Cardeal Patriarca Resignatário de Lisboa Manuel Gonçalves Cerejeira.
1981 -- Início das emissões do canal de música por cabo MTV.
1983 - Começa, em Genebra, a segunda conferência da ONU sobre o racismo e a discriminação racial. Em causa, a política de apartheid da África do Sul.
1990 - São fechadas as fronteiras terrestres entre o Iraque e o Kuwait.
1991 - O Governo israelita aceita a realização de uma conferência de paz para o Médio Oriente.
1996 - Os velejadores Nuno Barreto e Hugo Rocha conquistam a medalha de bronze, na Classe 470, nos Jogos Olímpicos, em Atlanta, nos Estados Unidos da América.
2003 - Morre, com 41 anos, a atriz francesa Marie Tritignant.
2004 - Entra em vigor a redução da Zona Económica Exclusiva dos Açores, das 200 para as 100 milhas.
- Acordo dos 147 países da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, impõe redução de subsídios agrícolas à União Europeia, aos EUA e ao Japão.
2005 - Morre, com 84 anos, o Rei Fahd da Arábia Saudita. Sucede-lhe Abdala bin Abdelaziz.
2006 - O Presidente da República de Cuba, Fidel Castro, delega o poder, pela primeira vez, no irmão Raul Castro ministro da Defesa
- Assinatura no Namibe, sul de Angola, do memorando de entendimento para a paz e reconciliação na província de Cabinda, entre as autoridades de Luanda, representadas pelo então ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, e pelo líder do Fórum Cabindês para o Diálogo, António Bento Bembe, secretário de Estado dos Direitos Humanos.
2007- O colapso de uma ponte sobre o rio Mississípi, no Norte do Minnesota nos EUA, em plena hora de ponta, provoca pelo menos nove mortos e quatro desaparecidos.
- A FLEC assume a denominação de Frente de Libertação do Estado de Cabinda.
- Morre, aos 74 anos, Tommy Makem, compositor e cantor irlandês, membro dos Clancy Brothers, considerado o "padrinho" da música "folk" irlandesa.
- Morre Sergei Antonov, búlgaro acusado de envolvimento na tentativa de assassínio do Papa João Paulo II em 1981, absolvido por falta de provas. Tinha 59 anos.
2008 - As análises de laboratório realizadas na sonda exploradora norte-americana "Phoenix" confirmaram a existência de água no planeta Marte, informa a NASA.
2009 - Morre, com 73 anos, Manuel dos Santos Lourenço, M.S. Lourenço, poeta e filósofo, autor de "Os Degraus do Parnaso".
- Morre, aos 92 anos, António Adriano Lopes dos Santos, general, último governador português de Cabo Verde e ex-governador de Macau.
- Morre Francis Jeanson, filósofo francês, fundador da rede de apoio à Frente de Libertação Nacional (FLN), durante a guerra da Argélia (1954-1962). Tinha 87 anos.
2010 - A Holanda retira as suas tropas do Afeganistão (onde há nove anos os aliados combatem os talibãs e a Al-Qaeda) tornando-se o primeiro país membro da NATO a fazê-lo.
- Entra em vigor a convenção internacional que proíbe a produção, uso, armazenamento e transporte de bombas de fragmentação.
- Morre, aos 111 anos, Maria Virgínia Pestana. Foi membro da primeira turma de mulheres a entrar no ensino superior português, em 1917, e fundadora da primeira república estudantil feminina de Coimbra. Viúva de Ernesto Pestana, governador civil de Coimbra nos anos 50.
2012 - Entram em vigor as alterações ao Código do trabalho.
- Morre, com 86 anos, Eurico de Melo, ex-vice primeiro-ministro e membro histórico do PSD.
2013 - O ex-colaborador dos serviços secretos norte-americanos Edward Snowden sai do aeroporto moscovita de Sheremetievo, onde estava há mais de um mês, depois de ter recebido das autoridades russas os documentos necessários, anuncia o seu advogado, Anatoli Kutcherena.
- O ciclista português Sérgio Ribeiro (Louletano-Dunas Douradas) é suspenso por 12 anos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Ciclismo na sequência de anomalias no passaporte biológico.
- Morre, com 89 anos, José Enes, primeiro reitor da Universidade dos Açores, e um dos seus fundadores.
2014 - Os títulos do Banco Espírito Santo (BES) atingem o valor mínimo de sempre ao perderem metade do seu valor para 0,105 euros e a CMVM suspende a negociação das ações até à divulgação de informação relevante sobre o emitente.
- O Conselho do Banco Central Europeu determina a suspensão do acesso do BES às operações de política monetária com efeitos a partir de 04 de agosto.
- Espírito Santo Financial Portugal admite incapacidade de honrar compromissos.
2015 - Três crianças portuguesas - dois rapazes e uma menina com quatro, oito e 12 anos - morrem em Espanha numa colisão com um camião na província de Zamora, no noroeste do país. No acidente, numa estrada habitualmente usada por emigrantes portugueses que regressam ao país de férias, vindos de França, fica ainda ferido um adulto e uma menina de 13 anos.
-- Morre, com 47 anos, Luís Botelho Ribeiro, líder e fundador do partido Portugal Pró-Vida.
2017 - O ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva é constituído arguido num processo que investiga alegados benefícios indevidos que teria recebido das empreiteiras OAS e Odebrecht.
- O grupo PSA Peugeot Citroën anuncia que concluiu a compra à General Motors do negócio automóvel da Opel/Vauxhall, uma operação anunciada em março e que lhe permite converter-se no "número dois" do setor na Europa.
2018 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, veta o diploma que dava direito de preferência aos arrendatários, alegando que pode ser invocado "não apenas pelos inquilinos para defenderem o seu direito à habitação", mas também para outras atividades.
- Morre, aos 95 anos, a fadista Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues.
2019 - O Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro decide levar a julgamento os 44 arguidos acusados pelo Ministério Público no processo do ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, distrito de Setúbal, em 15 de maio de 2018.
2021 - É inaugurada a primeira piscina oceânica de Cabo Verde, na praia da Laginha, ilha de São Vicente, para permitir o ensino da natação, formação de nadadores-salvadores e formadores, atividades terapêuticas e realização de provas da modalidade. A piscina viria a ser removida 10 meses depois, em junho de 2022, para manutenção da estrutura e por necessidade de estudar uma nova localização.
- Acabam as restrições à circulação a partir das 23h, o comércio, restaurantes e espetáculos regressam aos horários habituais, os bares e discotecas podem abrir.
- A portuguesa Patrícia Mamona estabelece dois novos recordes nacionais do triplo salto: para 14,91 metros, na primeira tentativa, e de 15,01 metros, na quarta tentativa da final da disciplina dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, arrecadando a medalha de prata no triplo salto.
- A venezuelana Yulimar Rojas, campeã olímpica do triplo salto, fecha o seu concurso vitorioso em Tóquio2020 com o recorde do Mundo da especialidade (15,67 metros).
- O atleta italiano Lamont Marcell Jacobs é o novo campeão olímpico dos 100 metros, depois de triunfar na final disputada no Estádio Olímpico de Tóquio em 9,80 segundos, novo recorde europeu.
2022 - Um alto funcionário do Governo norte-americano comunica a morte do líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, depois de uma operação antiterrorista "bem-sucedida" durante o fim de semana no Afeganistão.
O primeiro carregamento de cereais ucranianos deixa o porto de Odessa, no âmbito do acordo internacional com a Rússia, assinado em Istambul, Turquia.
PENSAMENTO DO DIA
Se a natureza não é contra nós, também não é por nós Hermann Melville (1819-91), escritor norte-americano
Este é o 213 ducentésimo décimo terceiro dia do ano. Faltam 152 dias para o termo de 2023.