Promessa cumprida motivou festa que é para repetir
Rui Abreu lembrou propósito concretizado com empenho de muitas vontades
O director Regional das Comunidades, Rui Abreu, revelou estar entusiasmado com a afluência da comunidade madeirense radicada no Reino Unido ao segundo dia da festa que assinala o dia da Região em Londres. Primeiro por ser sinal da boa saúde anímica da comunidade e depois por revelar disponibilidade para o bom convívio entre gente de várias origens.
No discurso do arraial realizada em Larkhal Park, Rui Abreu lembrou que no ano passado prometeu o que se cumpriu nos últimos dois dias. “Celebramos o dia da Madeira numa sala de hotel, estavam mil pessoas a jantar e muitas pessoas ficaram aborrecidas porque não tinham conseguido comprar bilhete. Foi uma promessa minha o ano passado dizer que íamos levar esta festa para um parque, para a rua, para que todas as pessoas que quisessem participar não dissessem que depois não puderam entrar que não havia bilhete. Então esse compromisso está aqui, ontem e hoje, cumprido”, recordou.
E com a promessa realizada, apetece-lhe dizer que a festa vai repetir-se nos mesmos moldes. “Vamos voltar a fazer. Ontem com a chuva não me estava a apetecer muito dizer isso mas estamos aqui para trabalhar por isso, como todos sabem”, garantiu.
Sobre o dia da Madeira, entende que “celebramos um dos dias mais importantes da história da Madeira, que é o dia da Autonomia que, como sabem, tem quase 50 anos e escusado será falar do que era a Madeira há 50 anos e o que é a Madeira hoje”. “Salta pelos olhos dentro aquilo que foi a grande transformação da Madeira nestes 50 anos de Autonomia. E portanto, eu quero também aqui agradecer à nossa diáspora e desejo que festeje com muita intensidade, muita vontade, muita alegria também este dia”, referiu.
Nós damos muita importância a este dia e por isso, ele não é só festejado na Madeira, ele é festejado na Madeira, no Reino Unido, na África do Sul, na Venezuela e eu estou orgulhoso em ter estado nestas comemorações. A Madeira não é só entre a Ponta de São Lourenço e a Ponta do Pargo porque se fosse só isso éramos muito pequeninos mas nós somos muito grandes. Temos uma dimensão internacional porque temos mais de um milhão de madeirenses espalhados por esse mundo, onde temos aqui uma grande comunidade no Reino Unido, e portanto são vocês que dão essa grande dimensão”. Rui Abreu
O director regional agradeceu a todos os presentes na festa, sem esquecer aqueles que por algum motivo não puderam estar presentes “por aquilo que fazem no dia a dia e que são de facto um motivo de orgulho para o governo regional”.
De ontem sobra a intervenção de Miguel Albuquerque que por motivos de agenda na Região, hoje já não esteve na festa, onde enalteceu o contributo que a diáspora dá para a afirmação da Madeira global.