Câmara investe 1,5 milhões para limpeza e reflorestação de 75% do Parque Ecológico do Funchal
Parque Ecológico representa 13% da área total do concelho
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) já investiu, em 2023, cerca de 1,5 milhões de euros no controlo de espécies exóticas invasoras e na plantação de espécies autóctones no Parque Ecológico, abrangendo 75 por cento da sua área total, revelou hoje a autarquia.
“No total, estamos a falar de uma área de 123 hectares, com a limpeza e introdução de 200 mil novas plantas”, precisa Pedro Calado, citado em comunicado de imprensa.
O presidente da câmara considera que se trata de “um trabalho muito importante para recuperar o coberto vegetal, proteger a cidade, garantindo uma zona de tampão verde, e garantir maior capacidade de captação de água, por via da precipitação oculta”.
Pedro Calado esteve, este domingo, 9 de Julho, no Parque Ecológico (PECOF) com a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, e os responsáveis do PECOF, para se inteirar dos esforços realizados no âmbito da prevenção de incêndios florestais, nomeadamente a manutenção, limpeza e operacionalidade dos 10 reservatórios existentes e respetivos hidrantes (capacidade 100m3/cada), distribuídos estrategicamente na área do Parque Ecológico.