Madeira

Agenda do Dia marcada pelo espectáculo de talentos do Conservatório

'Concerto de Laureados' da 15.ª edição do Concurso Luiz Peter Clode '2023, decorre no Centro de Congressos da Madeira, a partir das 18 horas

Concurso de talentos em honra a Luiz Peter Clode.   Foto DR/Conservatório
Concurso de talentos em honra a Luiz Peter Clode.   Foto DR/Conservatório

Já lá vão 16 edições do Concurso Luiz Peter Clode, que já premiou mais de 120 alunos pelo seu talento adquirido, enquanto formandos de vários géneros e instrumentos musicais. Este ano, o Centro de Congressos da Madeira recebe o evento que tem entrada gratuita, hoje, a partir das 18 horas, sob organização do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode e patrocínio, nos prémios, do MadeiraShopping.

Os vencedores já foram conhecidos e a lista é esta: 

São vários destes jovens que vão, hoje, mostrar o seu talento ao público que comparecer à 'chamada' para apreciar os melhores talentos saídos do Concurso Luiz Peter Clode '2023, que "tem como principal objectivo distinguir e premiar os melhores estudantes das áreas performativas dos diferentes Conservatórios Públicos Portugueses", anunciava a organização.

"Este é o concurso sucessor do conhecido Concurso Infantojuvenil do Conservatório, que premiou mais de 120 alunos ao longo das suas 15 edições", sendo que esta edição contou com "a participação a concurso de alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada (Açores) e da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra".

'Concerto de Laureados' do Conservatório acontece este domingo

O Centro de Congressos da Madeira acolhe, no próximo domingo, dia 9 de Julho, pelas 18 horas, o ‘Concerto de Laureados’ do Concurso Luiz Peter Clode ‘2023, promovido pelo Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode. Todos os alunos premiados vão subir a palco para a sua performance artística. As entradas para o  ‘Concerto de Laureados’ são gratuitas, mediante levantamento de ingresso no local do evento, uma hora antes do início do espectáculo.

O júri de cada categoria, composto por docentes da instituição, decidiu conforme "as habilidades técnicas e motoras, sentido rítmico e melódico, expressividade, sentido de forma/estilo, presença e atitude no palco, criatividade e originalidade na escolha do repertório, entre outros fatores", referia ainda. Pelo que, só se pode esperar um concerto com enormes jovens talentos.

Foram 120 alunos da área da música, dos 8 aos 18 anos, "sendo que 98 concorrem na categoria de 'Solista', 7 na categoria de 'Concerto' e 15 na de 'Música de Câmara – Combo Jazz'. O público só tem de comparecer uma hora antes do espectáculo e levantar o ingresso no local do evento.

Outros assuntos na agenda do dia

Pelas 10h00, o PAN-Madeira dá uma conferência de imprensa sobre o encerramento da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos do Curral das Freiras, junto à igreja Matriz da freguesia.

Pelas 10h30, a CDU-Madeira realiza uma iniciativa política intitulada "É Possível Viver Melhor na Nossa Terra", no Poço do Morgado, acima da Casa de Saúde São João de Deus, na zona do Trapiche, Santo António.

Pelas 11h30, a Iniciativa Liberal irá apresentar a candidatura às legislativas regionais nos Jardins do Lido, no Funchal, com a presença do líder nacional, Rui Rocha. Os liberais realizam ainda um passeio pela promenade pelas 12h30, um almoço no restaurante o Giro Jardim pelas 12h50, visita ao Mercado do Santo da Serra, em Santa Cruz, pelas 15 horas, nova visita, desta feita pelas 16h30 ao evento etnográfico "Camacha de Ontem, Madeira de Sempre", na freguesia da Camacha e, por fim, pelas 18h00 participação na Festa Gastronómica de Santa Cruz, evento que decorre na Praça Padre Patrocínio Alves desde as 16 horas.

Nota ainda para o "Torneio Inocêncio de Freitas" com partidas de ténis dos séniores a partir das 10h00 e entrega de prémios pelas 13h30 nos courts da Quinta Magnólia, uma organização do Clube de Ténis do Funchal

Lá fora, desde as 11h00 até às 20h45, continuam as comemorações do Dia da Região em Londres, com muita animação e as habituais solenidades, comes, bebes e música.

Efemérides

Os principais acontecimentos registados neste mesmo dia 9 de Julho, este que é o Dia Mundial pelo Desarmamento e pela Destruição de Armas, nem a propósito, 501 dias depois do início da invasão russa à Ucrânia, numa altura em que se fala em armar as forças ucranianas com armas de fragmentação pelos EUA.

1816 - Nova declaração de independência da Argentina que adota o nome Províncias Unidas do Rio da Prata.

1832 - Guerra Civil. As forças liberais de D. Pedro IV ocupam o Porto.

1834 - Guerra civil em Espanha. Carlos, irmão do falecido Fernando VII, reclama o trono.

1859 - Espanha reconhece a independência da Argentina.

1870 - É estendida às colónias portuguesas a abolição da pena de morte para todos os crimes, exceto os militares. Data certa em 9 de Junho 1870.

1879 - Nasce o compositor italiano Ottorino Respighi.

1919 - A Assembleia Constituinte alemã ratifica o Tratado de Versalhes. A Alemanha assume o pagamento de indemnizações de guerra.

1926 - Óscar Fragoso Carmona assume a Presidência da República Portuguesa.

1940 - II Guerra Mundial. A Força Aérea britânica inicia o bombardeamento noturno da Alemanha.

1943 - II Guerra Mundial. Desembarque aliado na Sicília.

1961 - Assinatura do acordo de associação Grécia-CEE.1963 - É assinado o acordo que cria a Federação da Malásia, unindo Malaia, Singapura, Saraway e o Norte Bornéu.

1964 - A escolaridade obrigatória passa dos 4 para os 6 anos.

1970 - Assembleia Mundial da Juventude. 110 países da ONU aprovam a moção que condena "a guerra contra os povos de Angola, Guiné e Moçambique", sob administração portuguesa.

1974 - O primeiro-ministro, Adelino da Palma Carlos, demite-se, alegando não ter condições políticas para governar.

1980 - Morre, com 66 anos, o poeta e compositor brasileiro Vinícius de Morais, autor de "Caminho para a Distância" e "Para Viver Um Grande Amor".

1984 - Estabelecimento de comunicações telefónicas automáticas entre Portugal e Angola.

1988 - A atleta Gabriele Reinsch bate o Record Mundial do Disco (76,80).

1991 - A África do Sul regressa ao Comité Olímpico Internacional, terminada a política de apartheid.

1992 - O escritor Miguel Torga recebe o Prémio Personalidade do Ano da Associação da Imprensa Estrangeira.

1997 - A NATO aprova, na Cimeira de Madrid, a parceria estratégica com a Rússia. Polónia, República Checa e Hungria entram na organização. É criado o Conselho Euro-Atlântico.

1998 - Um sismo de 5,8 pontos na escala de Richter atinge a costa Norte da Ilha do Faial, Açores, provocando oito mortos, 110 feridos e mais de 1.500 desalojados.

2002 - Primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), organização que substituiu a extinta OUA.

2003 - O Instituto Pasteur, em Paris, identifica o recetor celular a molécula (chamada DC-SIGN) chave da infeção pelo vírus de dengue.

2004 - O Presidente da República, Jorge Sampaio, convida o líder do PSD, Pedro Santana Lopes, a formar Governo.

- O Tribunal Internacional de Justiça considera ilegal o muro de separação que Israel constrói na Cisjordânia.

2006 - A Itália vence o Mundial de Futebol da Alemanha, ao derrotar a França por 5-3, no desempate por penáltis.

- A colisão de um Airbus A-310, com 200 passageiros a bordo, contra um edifício durante a aterragem no aeroporto de Irkutsk (Sibéria, Rússia) provoca 150 mortos.

2007 - O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal de Almada, recebe o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras de França.

- Doze hospitais do Norte de Portugal começam a realizar abortos a pedido da mulher, apesar de a regulamentação da lei da interrupção voluntária da gravidez (IVG) só entrar em vigor a 15 de julho.

- A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste confirma a vitória da Fretilin nas legislativas de 30 de junho, com 29,02 por cento dos votos.

2011 - A República do Sul do Sudão proclama oficialmente a sua independência, numa cerimónia que decorre na capital, Juba, perante as delegações de oitenta países e trinta chefes de Estado.

- Rui Costa vence a 16.ª etapa da Volta a França em bicicleta (Aigurande e Super-Besse).

- Morre, aos 61 anos, o músico Jorge Lima Barreto.

2012 - Cinquenta e quatro imigrantes, metade deles eritreus, morrem desidratados no naufrágio de um barco insuflável que partiu da Líbia para Itália, com o único sobrevivente a ser encontrado agarrado aos destroços da embarcação.

2015 - O Governo grego entrega ao Eurogrupo, dentro do prazo estipulado, as suas propostas de reformas com vista a obter um terceiro programa de resgate financeiro e permanecer no euro.

- O Tribunal Criminal de Lisboa condena o ex-comandante nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil Gil Martins a quatro anos e seis meses de prisão, suspensa na execução pelo mesmo período, por peculato.

- Morre, aos 75 anos, o príncipe Saoud al-Faysal, chefe da diplomacia da Arábia Saudita durante 40 anos, na sequência de problemas cardíacos.

2018 - Mais de 120 pessoas morrem na sequência das chuvas torrenciais no Japão, as mais graves nos últimos 30 anos.

- Nove pessoas são detidas pela GNR e PSP por suspeitas de participação no ataque na Academia do Sporting, em Alcochete, ficam em prisão preventiva, aumentado para 36 o número de arguidos neste processo.

2019 - O cidadão marroquino, Abdesselam Tazi, 65 anos, acusado de recrutar em Portugal operacionais para o grupo radical Estado Islâmico é condenado a 12 anos de prisão.

- O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) exclui por três anos o Académico de Viseu das competições profissionais, por falsas declarações sobre a inexistência de dívidas a jogadores em 2017/18.

- Morre, aos 81 anos, Fernando de la Rúa, antigo Presidente da Argentina.

2020 - O irlandês Paschal Donohoe é o novo presidente do Eurogrupo, ao vencer a eleição para a liderança do forúm de ministros das Finanças da zona euro, numa eleição realizada por voto eletrónico e secreto durante uma reunião do Eurogrupo celebrada por videoconferência e dirigida, pela última vez, desde Lisboa.

- Morre, aos 64 anos, Park Won-soon, sul-coreano, presidente da Câmara de Seul, ativista cívico e advogado dos direitos humanos.

2021 - O empresário Luís Filipe Vieira comunica a suspensão com efeitos imediatos do exercício de funções como presidente do Benfica, no âmbito da operação "Cartão Vermelho", sendo substituído por Rui Costa.

- O ciclista britânico Mark Cavendish (Deceuninck-QuickStep) iguala o belga Eddy Merckx como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, ao conquistar ao 'sprint' o 34.º triunfo na prova, na 13.ª tirada da 108.ª edição.

2022 - Elena Rybakina torna-se a primeira tenista cazaque a conquistar um torneio do 'Grand Slam', ao derrotar a tunisina Ons Jabeur, número dois mundial, em três 'sets' na final de Wimbledon.

Dias que faltam para o fim do ano...

Este é o centésimo nonagésimo dia do ano. Faltam 175 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

"São demais os perigos desta vida/ Pra quem tem paixão principalmente".  Vinicius de Moraes (1913-1980), poeta brasileiro