Madeira

Porto Santo passa a contar com mais uma ambulância e consulta de Medicina da Dor

Pedro Ramos este na ilha para formalizar contrato de aquisição e assinalar o início da actividade no Centro de Saúde local

None

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil deslocou-se hoje, 8 de julho, ao Porto Santo para participar em diferentes iniciativas.

Ao início da manhã, Pedro Ramos, acompanhado pelo presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, o coronel António Nunes, participou na cerimónia de assinatura do contrato-programa para a atribuição de uma ambulância à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Porto Santo, no valor superior a 93 mil euros.

De seguida, acompanhado pela presidente do Serviço de Saúde da RAM, Rafaela Fernandes, realizou uma visita ao Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, para assinalar o início da actividade da consulta do Serviço de Medicina da Dor na "ilha dourada".

Com o início da Início desta consulta no Centro de Saúde do Porto Santo, a população porto-santense passa a beneficiar de mais de 20 consultas de especialidade.

Ao longo do dia de hoje, oito utentes receber este acompanhamento, sem necessidade de deslocar-se ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Estas primeiras consultas estão a ser realizadas pela médica Graciela Camacho do Centro Multidisciplinar de Medicina da Dor - Dr. Rui Silva.

"A disponibilização de mais de 20 consultas de especialidades médicas hospitalares neste Centro de Saúde vem colmatar a dupla insularidade associada ao Porto Santo e, simultaneamente, reforçar a política de proximidade com os utentes", salienta a tutela em nota de imprensa, sublinhando que "o Governo Regional mantém-se fortemente empenhado em melhorar a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados à população residente do Porto Santo".

A mesma nota recorda alguns dos "investimentos e conquistas" recentes na ilha.

A par das consultas médicas de especialidade hospitalar e da cobertura total de médico de família, o Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim obteve, em Maio de 2022, a acreditação de qualidade atribuída pela Direcção Geral de Saúde (DGS).

Os residentes e visitantes do Porto Santo passaram também a contar, desde Janeiro, com a permanência da equipa da EMIR todo o ano, reforçando a capacidade de resposta ao nível da emergência pré-hospitalaR.