Festa madeirense em Londres para milhares durante dois dias
Manhã começou chuvosa mas já faz sol em Larkhall Park
Miguel Albuquerque, que ontem foi recebido na Embaixada de Portugal, discursa esta tarde
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participa hoje nas celebrações do Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses em Londres, uma festa de dois dias que decorre em Larkhall Park e que espera acolher milhares de pessoas.
O governante vai usar da palavra pelas 17h00, intervenção que se destina a destacar o papel importante da comunidade espalhada por todo o Reino Unido “e que tem a ver com a dinâmica no ramo empresarial e na área da saúde”. “Muitos dos nossos conterrâneos são pessoas que trabalham sete dias por semana e têm dado um contributo inestimável para o desenvolvimento do nosso País e também o Reino Unido”, referiu ontem Miguel Albuquerque no discurso proferido na Embaixada de Portugal.
“A ideia é nós mantermos um laço afectivo e de interligação com as nossas comunidades porque elas hoje são um foco da nossa dinamização económica, sobretudo captando as exportações portuguesas, já que muitos deles estão ligados ao ramo empresarial”, referiu, depois de presentar o embaixador Nuno Brito com uma garrafa de Terrantez de 20 anos.
Os laços que são antigos entre Portugal e o Reino Unido e que na Madeira são ainda mais intensos, que se têm mantido e progredido, o que leva o governante a “fazer votos que a nossa comunidade continue a prosperar aqui no Reino Unido e continue a honrar a nossa Região e o nosso País”.
Na festa em que será recriado um típico arraial madeirense e em que não deve faltar tudo o que a Madeira tem de bom em termos gastronómico e de animação, vai manifestar gratidão à comunidade madeirense residente no Reino Unido e ouvir as preocupações mais importantes, de modo a melhor defender os emigrantes e os seus interesses.
Pelo palco do evento vão passar grupos folclóricos, artistas madeirenses radicados na Inglaterra e os cabeças-de-cartaz regionais Vasco Freitas, Roni de Melo, Miro Freitas e Márcio Amaro. Um dos artistas convidados a comemorar 50 anos de carreira, Vasco Freitas, já ontem ensaiou com Miguel Albuquerque um momento susceptível de repetir-se esta tarde.
Programa das festas
Sábado, 8 de Julho
11h00 Abertura
12h00 Grupo Folclórico: Cultura Popular
12h45 Grupo Folclórico: Amigos Portugal
13h30 Grupo Folclórico: Tradições de Portugal
13h45 Lúcia Macedo
14h45 Sérgio Campos
15h45 Márcio Amaro
17h00 Discurso do Presidente do Governo, Miguel Albuquerque
17h30 Vasco Freitas
19h00 Gerardo Coelho
19h30 Despiques
20h45 Encerramento
Domingo, 9 de Julho
11h00 Abertura
11h30 Missa
13h15 Grupo Folclórico: Família Rancho
14h00 Duo J&O
15h15 Grupo Folclórico: Raízes lusitanas
16h00 Vasco Freitas
17h30 Discursos do Director Regional das Comunidades, Rui Abreu e dos conselheiros Paulo Gouveia e José Silva
18h00 Roni de Melo
19h15 Miro Freitas
20h45 Encerramento