Madeira

Aeroporto da Madeira foi inaugurado há 59 anos

Antigo comandante Timóteo Costa, que detém o recorde de 9.600 aterragens na Madeira, volta a demonstrar a sua insatisfação com o limite dos ventos que considera trazer "má fama" a nível internacional

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O Aeroporto Internacional da Madeira celebra hoje 59 anos desde sua inauguração, que ficou marcada como um importante marco na página da aviação e da Região.

Desde sua abertura, em 8 de Julho de 1964, o aeroporto tem sido um pilar vital para o desenvolvimento económico e turístico da Ilha da Madeira.

Localizado na cidade de Santa Cruz, esta infraestrutura que também é conhecida como Aeroporto Cristiano Ronaldo, em homenagem ao famoso jogador de futebol nascido na ilha, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do turismo e na facilitação das ligações entre a Madeira e o resto do Mundo.

Ao longo dos anos, o aeroporto passou por diversas melhorias e expansões para atender às crescentes exigências e necessidades da indústria da aviação, sendo a mais significativa precisamente a última obra de ampliação da pista, que foi inaugurada a 15 de Setembro de 2000.

Da autoria do engenheiro António Segadães Tavares, a obra ganhou em 2004 o Prémio Internacional de Engenharia de Estruturas, distinção atribuída a nível mundial e que galardoa as melhores e mais expressivas obras de grande qualidade, ao nível de estruturas, em diversos países. É considerado como o "Óscar" da Engenharia de Estruturas.

Desde então, e ao longo das suas quase seis décadas de operações, tem registado um crescimento significativo no número de passageiros, atraindo cada vez mais visitantes de todas as partes do Mundo.

Recorde de passageiros nos aeroportos da Região em Maio

Aumento de 11,2 face a Maio do ano passado e mais 42,8% acima do mesmo mês de 2019, antes da pandemia, e 41% acima do melhor Maio à data (2017)

Aeroporto da Madeira distinguido como o Melhor Aeroporto Europeu 2023

Aeroporto da Madeira recebeu o prémio na categoria de "menos 5 milhões de passageiros"

Com uma pista localizada entre o mar e as montanhas, o Aeroporto da Madeira também é conhecido por oferecer uma experiência única aos pilotos e passageiros. No entanto, a sua localização geográfica também é o maior constrangimento desta infraestrutura, que sistematicamente vê a sua operacionalidade ser afectada devido às condições climatéricas (especialmente os ventos fortes) que têm por hábito assolar aquela zona da ilha.

Todavia, o Aeroporto mantém-se como a principal porta da ilha da Madeira e a expectativa é que continue a desempenhar um papel fundamental no futuro da Região, impulsionado o seu crescimento económico.

"Às vezes, o vento está dentro dos limites e está bem pior do que nos dias em que está fora dos limites"

Como forma de assinalar este 59.º aniversário do Aeroporto da Madeira, o DIÁRIO entrevistou o antigo comandante Timóteo Costa, que detém o recorde de 9.600 aterragens na Madeira, e que por isso conhece melhor que ninguém esta infraestrutura. Nas suas declarações, o antigo piloto da SATA, não deixa de abordar a temática dos limites de vento, voltando a demonstrar a sua insatisfação com a obrigatoriedade que considera trazer "má fama" a nível internacional.

Ainda se lembra da primeira vez que aterrou aqui na ilha?
Lembro-me perfeitamente. Correu tudo normal, eu tinha já tudo bem preparado. O primeiro voo que eu fiz aqui foi entre a Madeira e o Porto Santo num avião da Lara. Correu tudo perfeitamente normal. 

De todos os aeroportos onde aterrou, o da Madeira é realmente o mais difícil?
É um aeroporto que tem algumas características, mas é um aeroporto que é muito simples comparado com outros onde já aterrei, que já são muito mais complicados. Por exemplo, há o aeroporto Innsbruck, que é na Áustria, no meio dos Alpes e que é a mesma coisa que ir aterrar no Curral das Freiras. Comparado com o da Madeira, a Madeira é uma criancinha.

Em relação ao seu maior susto com as gaivotas, o que é que se passou exactamente?
Eu estava a deslocar para Copenhaga, em 2011, e tive o azar de apanhar paradas na pista cerca de umas 20 gaivotas, que ninguém tinha visto, e que me partiram os dois motores. Na altura eu disse à Torre que ia amarar, porque possivelmente não tinha outra hipótese, mas os motores ainda conseguiram aguentar durante dois minutos e consegui aterrar. Descolei de Santa Cruz pelo lado de Machico, dei a volta e aterrei de imediato porque as coisas estavam mesmo complicadas.

Os passageiros ficaram muitos assustados?
Ficaram por causa do barulho que aquilo provoca. Os motores quando estão descomandados fazem um barulho que parece uma mota a vibrar muito. Mas eles também não tiveram muito tempo para ficar assustados, porque eu só tive no ar 2,50 minutos.

E qual foi aquela história que mais o marcou positivamente em relação ao Aeroporto da Madeira?
De mais positivo foi ver o Aeroporto como ele está hoje e que como há muitos anos atrás eu nunca imaginaria ver os aviões a deslocar daqui e irem directos para a América. Isso foi a melhor sensação. Uma das minhas maiores alegrias foi ver que é um aeroporto que veio trazer um aspecto completamente diferente à nossa ilha de isolamento, demonstrando que também consegue fazer exactamente o que outros fazem

E há alguma história assim mais caricata relacionada com o Aeroporto?
Caricata não me consigo lembrar. Mas às vezes o que eu digo é que apenas um Aeroporto que tem determinadas características orográficas que às vezes dificultam, como em outros aeroportos que têm as mesmos problemas. Eu sou o piloto com mais aterragens aqui e tenho mais de 9.600 aterragens, conheço muito bem o aeroporto com vários tipos de avião. Por isso que eu digo que só lamento o carimbo que deram e que dão cada vez que continuamos a ter problemas por uma lei dos ventos que prejudica e que é uma lei que já devia ter sido alterada.

O único aeroporto do Mundo que tem esta limitação é o Aeroporto da Madeira. Em mais nenhum aeroporto existe, e há aeroportos que são mais difíceis que o nosso e não têm nenhuma obrigatoriedade para respeitar o valor do vento. Timóteo Costa, antigo comandante

É mesmo totalmente contra o limite dos ventos?
a 110 por cento. Quem decide se aterra ou não é o comandante. E há limites estabelecidos que não têm lógica e custa-me que continue a existir indecisão em relação a este assunto. Se já fizeram tantos estudos, não resultaram em nada e continuam a dizer que não se altera por falta de estudos cientifícos, quando quem decide se aterra ou não é o comandante, como em qualquer aeroporto do Mundo. O único aeroporto do Mundo que tem esta limitação é o Aeroporto da Madeira. Em mais nenhum aeroporto existe, e há aeroportos que são mais difíceis que o nosso e não têm nenhuma obrigatoriedade para respeitar o valor do vento. E pronto, aqui é esta desgraça que vemos de voos e voos serem cancelados e não aterrarem porque o vento está fora desse tal limite publicado no papel. 

Mas mantendo-se os limites do vento, qual é a solução ideal para enfrentar estes constrangimentos?
É o que se faz em todo o lado do Mundo para aeroportos como o da Madeira. Se for ver a fotografia do aeroporto de La Palma, esse aeroporto é exactamente a mesma coisa que o aeroporto da Madeira. É feito numa colina e tem os mesmos problemas dos ventos como nós temos e como existem em outros aeroportos no Mundo. Nesses aeroportos, os técnicos avaliam e dizem que quando o vento estiver em determinada direcção, com determinada intensidade, o avião pode sofrer isto ou aquilo, e em determinados valores eles dizem que se recomenda que não aterre, mas não proíbem, porque quem decide isso é o comandante. Afinal é o comandante que está com o avião nas mãos, é que ele sente se naquele momento o avião está em condições ou não de aterrar. Às vezes, o vento está dentro dos limites e está bem pior do que nos dias em que está fora dos limites. Por exemplo, se o motor estiver a arder ou tiver um motor parado, quem é que toma decisões a bordo? É o comandante.

Na sua opinião, o aeroporto da Madeira tem a nível internacional uma boa ou má fama?
Má fama! Porque quando vêm aqui num determinado dia 20 aviões e nenhum aterra, o que se espera internacionalmente é que se diga que isto é pior que sei lá o quê, que é do piorio. Quando, na verdade, só não se aterra porque existe uma lei que diz que acima de 15 nós não pode aterrar. Mas a lei está errada. É uma lei de 1964, de quando o aeroporto foi aberto e já tem mais de 50 anos e continua exactamente igual, quando naquela altura a pista era pela metade, os aviões eram completamente diferentes tecnicamente. Hoje em dia os aviões têm informação momentânea do vento que estão a ter e a turbulência que vão ter, tem toda essa informação, o que antes não havia. Por isso, porquê que se mantém a lei de 50 anos atrás? E pronto, andamos nisto, embrulhados.

Há muitos colegas seus que vêm pedir dicas e conselhos sobre o Aeroporto da Madeira?
Sim há muitos, e há muitos que defendem exactamente o mesmo que eu defendo, que é deixar o comandante decidir, e que façam recomendações e não obrigatoriedades.

Para terminar, acha que o seu recorde de aterragens muito em breve será ultrapassado ou acha que isso também não vai acontecer?
Não pode acontecer. Porque o número de aterragens que eu tenho aqui, por exemplo, um piloto da TAP se viesse aqui todos os dias ao fim de um ano fazia 365 aterragens, mas não é possível vir todos os dias e, para além disso, um piltoto da TAP, que é a companhia que vem aqui mais vezes, passado uns anos muda para outra avião que vai voar para o destino e não vem para a Madeira, por isso não tem os anos seguidos a voar para aqui como eu tive. Hoje em dia, com a limitações todas que existem, será muito difícil que exista um piloto que faça até metade das aterragens que eu fiz, até porque fiz muitas através de instrução e isso tudo conta. 

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 9h30 - PS-Madeira realiza conferência de imprensa , com a presença de Sérgio Gonçalves, junto à Escola Secundária Jaime Moniz;

- 9h30 - PSD Madeira  realiza visita à unidade ‘Suites King David’

- 10h00 - Joana Mortágua desloca-se à Região para apoiar a campanha do Bloco de Esquerda à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, no Centro LGBTI;

Joana Mortágua vem à Madeira defender mulheres e direitos LGBTI+

A deputada à Assembleia da República, Joana Mortágua, desloca-se à Região Autónoma da Madeira, este sábado, 8 de Julho, para apoiar a campanha do Bloco de Esquerda às regionais de Setembro.  

- 10h30 - Ireneu Cabral Barreto, recebe, pelas 10h30, em audiência, o Embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory, no Palácio de São Lourenço;

- 10h30 - Líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, visita a Região;
                 10h30 – Visita ao Mercado dos Lavradores 
                 11h30 – Passeio a pé pelo centro do Funchal 
                 13h00 – Almoço no restaurante Aquário, no Caniçal
                 15h00 – Visita ao centro de Machico;
                 18h00 – Passeio pela Praia Formosa 
                 19h15 – Visita à Expo Madeira e jantar no Estádio dos Barreiros 
                 22h00 - Passeio pela zona velha do Funchal 

Rui Rocha na Madeira para as jornadas parlamentares dos liberais

O grupo parlamentar da Iniciativa Liberal (IL) promove na próxima segunda e terça-feira, dias 10 e 11 de Julho, as segundas jornadas parlamentares, que decorrerão no The Vine Hotel, no Funchal.

- 11h00 - Entrega de Diplomas de Mérito Escolar a alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, com a presença de Jorge Carvalho, nos jardim do estabelecimento escolar;

- 11h00 às 20h45 - Comemorações do Dia da Região em Londres, com a presença de Miguel Albuquerque, em Larkhall Park;
                   11h00 - Abertura
                   12h00 - Grupo Folcolórico - Cultura Popular
                   12h45 -  Grupo Folcolórico - Amigos de Portugal
                   13h30 -  Grupo Folcolórico - Tradições de Portugal
                   13h45 - Lúcia Macedo
                   14h45 - Sérgio Campos
                   15h45 - Márcio Amaro
                   17h00 - Discurso de Miguel Albuquerque
                   17h30 - Vasco Freitas
                   19h00 - Geraldo Coelho
                   19h30 - Despiques
                   20h45 - Encerramento

- 12h00 - PAN Madeira realiza conferência de imprensa, na praça em frente à Igreja Matriz do Caniço;

- 14h00 - Sarau de Verão / Gymnastics Stars 2023, no Pavilhão dos Salesianos;

'Sarão de Verão / Gymnastics Stars' com 266 ginastas

No próximo dia 8 de Julho, sábado, pelas 14 horas, o Pavilhão dos Salesianos acolhe o 'Sarão de Verão / Gymnastics Stars', onde vão ser exibidas as apresentações dos clubes filiados da Associação de Ginástica da Madeira, com as diversas disciplinas da ginástica, fruto de um trabalho desenvolvido ao longo da época desportiva de 2022/2023.

- 15h00 - Apresentação Oficial da nova marca Quinta do Barbusano, onde irão apresentar novos rótulos e os respetivos vinhos, no Sítio do Alentejo, no Porto Santo;

- 15h00 - Apresentação da parceria CRESCER – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e Quinta da Caldeira, com a presença de Pedro Ramos, na Quinta da Caldeira;

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e Quinta da Caldeira estabelecem parceria

No próximo dia 8 de Julho, pelas 15 horas, será apresentada a apresentação da parceria Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (CRESCER) e Quinta da Caldeira,

- 15h30 - Reunião do Conselho Regional da JSD/Madeira, Hotel The Views Oásis;

- 17h30 - Mostra Etnográfica  'Camacha de Ontem - Madeira de Sempre',  com saída da escola Alfredo Ferreira de Nóbrega até o Largo da Achada;

- 17h30 - CDU promove iniciativa política regional de colocação de marcos de sinalização das ultraperiferias, dos lugares desprezados pelos governantes, no Alto do Curral Velho - Santo António;

- 18h00 - Concerto com o Quinteto de Sopros 'Atlântida', na Assembleia Legislativa da Madeira;

Quinteto de Sopros 'Atlântida' apresenta-se sábado na Assembleia da Madeira

Este sábado, dia 8 de Julho, pelas 18 horas, o Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira converte-se em palco para um concerto de música de câmara pelo Quinteto de Sopros 'Atlântida'.

- 18h30 às 20h30 - Grémio Literário da Madeira organiza Tertúlia 'Viagens e Literatura' (orador convidado é António Barroso Cruz), na Gare Marítima do Porto do Funchal;

António Barroso Cruz é o convidado da próxima tertúlia do Grémio Literário da Madeira

O Grémio Literário da Madeira está a organizar a tertúlia 'Viagens e Literatura', já no próximo dia 8 de Julho, pelas 18h30, na  Gare Marítima do Porto do Funchal. António Barroso Cruz é o orador convidado.

- 20h00 - Finais e entrega de prémios do Atlântico Padel Tour, nos Jardins Panorâmicos;

- 21h30 - Último dia do Funchal Jazz Festival;

EFEMÉRIDES:

1497 - A armada de Vasco da Gama parte de Belém, em Lisboa, rumo à Índia. É composta pelas naus São Gabriel, comandada por Vasco da Gama, São Rafael comandada por seu irmão, Paulo da Gama, a caravela Bérrio e uma nau de mantimentos. Vasco da Gama atingirá Calecute a 20 de maio de 1498.

1621 - Nasce o escritor francês Jean de la Fontaine, autor das "Fábulas".

1840 - Nasce na Horta, Açores, Manuel José de Arriaga Brum da Silveira, Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente da República Portuguesa.

1889 - Sai o primeiro número do "The Wall Street Journal".

1943 - II Guerra Mundial. Morre, com 44 anos, Jean Moulin, herói da Resistência francesa à ocupação nazi.

1949 - A França assume a presidência do Conselho da Europa, criado no anterior mês de maio.

1959 - A Grécia apresenta o pedido de associação à CEE. As negociações preliminares começam a 10 de setembro.

1964 - Inauguração do aeroporto do Funchal.

1969 - Guerra do Vietname. Primeira retirada de forças norte-americanas, com o regresso a casa de 800 militares do 9.º de Infantaria. A saída das tropas dos EUA estender-se-á até novembro de 1972.

1978 - Incêndio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) provoca a perda de quase todo o seu acervo. São destruídas obras de Picasso, Joan Miró, Salvador Dali, Max Ernst, René Magritte.

1990 - A RFA (República Federal da Alemanha) torna-se tricampeã mundial, ao vencer a Argentina, na final, por 1-0, no Estádio Olímpico de Roma, em Itália.

1992 - Inicio da comercialização dos primeiros medicamentos genéricos no mercado português.

2001 - Os restos mortais da fadista Amália Rodrigues são trasladados para o Panteão Nacional, por decisão do Presidente da República, Jorge Sampaio

2005 - Cimeira do G8 decide o aumento da ajuda em 50 mil milhões de dólares, até 2010, e o perdão da dívida a 18 dos países com menos recursos, 14 dos quais de África.

2006 - José Ramos Horta é nomeado primeiro-ministro de Timor-Leste.

             - A seleção portuguesa fica em 4.º lugar no Mundial de futebol ao perder com a seleção alemã por 3-1.

2008 - O Parlamento Europeu aprova a inclusão, a partir de 2012, do setor da aviação no Comércio Europeu da Licenças de Emissão (CELE) de gases poluentes, com salvaguardas para as regiões ultraperiféricas, como os Açores e Madeira.

2012 - A seleção portuguesa é eliminada nas meias-finais do Europeu sub-19 de futebol feminino, ao perder com a Espanha por 1-0, em jogo disputado em Antalya, na Turquia.

2014 - O Brasil perde por 7-1 com a Alemanha, na meia-final do Mundial de Futebol, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

2017 - Os países do G20 chegam a um compromisso sobre o clima para evitar uma rutura definitiva com os Estados Unidos após o anúncio da saída norte-americana dos acordos de Paris.

2018 - Pelo menos 10 pessoas morrem e outras 73 ficam feridas num descarrilamento de um comboio de passageiros na região de Tekirdag, no noroeste da Turquia.

2022 - A SAD do Estrela da Amadora, da II Liga de futebol, chega a acordo com a comissão de credores para a aquisição definitiva do Estádio José Gomes, por valores acima dos propostos no leilão.

           - Morre, em Barcelona, Espanha, aos 79 anos, o ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. Esteve no poder durante 38 anos, de 1979 a 2017.

PENSAMENTO DO DIA:

As pessoas paradas são perigosas Jean de La Fontaine (1621-95), escritor francês