Desporto

Di Maria diz que escolheu voltar ao Benfica "com o coração"

None
Gerardo Santos / Global Imagens

O avançado argentino Ángel Di María disse hoje que escolheu regressar ao Benfica "com o coração" e apontou a conquista do 39.º título de campeão nacional de futebol do clube como o objetivo para a próxima época.

De regresso aos 'encarnados', de onde saiu em 2010, Di María foi recebido por milhares de adeptos na Praça Centenário do Estádio da Luz, junto à estátua de Eusébio, e prometeu que está de volta com o mesmo sentimento do dia em que chegou "a Lisboa, em 2007", para representar o clube pela primeira vez.

"Trabalhar, continuar a lutar e a tentar conseguir títulos. Este ano o Benfica ganhou a 38 [39.ª Liga de futebol] e oxalá no próximo ano possamos ir pelo mesmo caminho e tentar conquistar a 39", definiu o campeão mundial de seleções pela Argentina.

Antes, já tinha destacado que "em Portugal não é normal fazerem estas coisas" de apresentar os jogadores aos adeptos e disse sentir que está "a voltar a casa", que, garantiu, é como se sente na Luz.

"Tive muitas propostas de muitos lugares, mas tinha a ilusão, a vontade, o entusiasmo e a força de voltar a casa outra vez, de me sentir feliz novamente. Sinceramente, escolhi com o coração e nada mais", garantiu Di Maria.

Depois, o avançado trocou um abraço com o presidente do Benfica, Rui Costa, que surgiu na varanda por cima da Porta 18 do Estádio da Luz, onde decorreu a apresentação do avançado.

Juntos, cantaram o hino do clube com os adeptos, antes de recolherem novamente ao interior do estádio e de os apoiantes começarem a abandonar o local, cerca das 19:20, 15 minutos depois de o jogador aparecer aos adeptos, às 19:04, em alusão ao ano de fundação do clube.

O internacional argentino Ángel Di María está de regresso ao Benfica 13 anos depois da saída da Luz.

O extremo, de 35 anos, jogou na última temporada ao serviço dos italianos da Juventus, mas não renovou o vínculo com o emblema de Turim, optando por voltar ao clube que lhe abriu a 'porta' da Europa em 2007 e que representou até 2010.

Di María chegou a Lisboa no início da época 2007/08, proveniente do Rosario Central - clube da terra natal e em que se formou -, então com apenas 19 anos, e permaneceu durante três épocas em Lisboa, antes de ser transferido para o Real Madrid, num negócio global de mais de 30 milhões de euros.

Na Luz, 'Angelito' contabilizou 124 jogos e 15 golos, conquistando o título de campeão em 2009/10 e duas taças da Liga, em 2008/09 e 2009/10, sendo que chegou a ser companheiro de equipa do atual presidente das 'águias', Rui Costa, em 2007/08, a primeira do extremo em Lisboa e a última da carreira do então médio internacional luso.

Seguiram-se cinco anos de ligação ao Real Madrid (190 jogos e 35 golos), uma curta passagem pelo Manchester United (32 jogos e quatro golos), em 2014/15, e sete temporadas no Paris Saint-Germain (295 partidas e 92 golos), entre 2015 e 2022.

Finda a ligação ao PSG, 'El Fideo' assinou um vínculo de apenas uma época com a Juventus, pela qual disputou 40 encontros oficiais e marcou oito golos, tendo mesmo defrontado o Benfica na fase de grupos da última edição da Liga dos Campeões, bem como o Sporting, nos quartos de final da Liga Europa.

O internacional argentino, campeão do mundo em dezembro, no Qatar, é o segundo reforço assegurado pelos 'encarnados' para a temporada 2023/24, depois do médio turco Orkun Kokçü (ex-Feyenoord).