"Vime é arte da Madeira que valoriza os artesãos e faz deles referência"
Na inauguração da exposição 'VIME – O objecto', que decorreu no Museu Etnográfico da Madeira, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, destacou a importância do vime na cultura e arte regional.
Vime é arte da Madeira que valoriza os artesãos e faz deles referência. E aquilo que peço é que tenham a disponibilidade para nos ajudar a manter o vime vivo, porque é também uma riqueza na aplicação da criação artística Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura
'VIME' é um projecto artístico, da autoria de Helena Cabral Fernandes e produzido pela Associação Fractal. A obra (composta pelo Objecto Modular, o Livro, e a Caixa que contém os dois primeiros elementos), foi adquirida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional de Cultura – Museu Etnográfico da Madeira, e foi desenvolvida no âmbito do programa de financiamento 'Arte e Ambiente', da DGArtes.
VIME – O OBJECTO”, é uma caixa de viagem. No seu interior existem diversos painéis planos, revestidos a vime, pelo artesão Alcino Góis, com diversas texturas e tramas. Com recurso a conectores, os painéis poderão ser assemblados de várias formas, permitindo composições variadas, para uma aprendizagem lúdica e criativa.
Esta obra artística, que fará parte do acervo do Museu Etnográfico da Madeira, constitui, também, um instrumento pedagógico, na medida em que poderá ser manuseada pelos visitantes do museu. Será uma peça interactiva, a ser utilizada pelos serviços educativos, ao longo de todo o ano, durante as visitas guiadas e de orientação e nas oficinas promovidas pelo museu. Está preparada para viajar e visitar outros museus, e assim disseminar esta manifestação particular da cultura madeirense em qualquer parte do mundo.
A mostra ficará patente no Museu até ao dia 29 de Julho.