Complexo do Clube Futebol Andorinha ganha iluminação LED
Projecto vencedor do OPRAM 2021 terá uma comparticipação financeira de mais de 47 mil euros, assegurada pela Secretaria Regional de Economia
O Conselho de Governo, reunido hoje, mandatou o secretário regional da Economia, Rui Barreto, celebrar um contrato programa com o Clube Futebol Andorinha, com vista à substituição do sistema de iluminação existente, por um sistema de iluminação LED.
O Clube de Futebol Andorinha foi um dos vencedores da edição de 2021 do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), com o projecto ‘Iluminação LED para o Complexo Clube Futebol Andorinha’.
“O projecto terá uma comparticipação financeira superior a 47 mil euros, assegurada pelo Orçamento da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT)”, sob a tutela da Secretaria Regional de Economia.
De acordo com Rui Barreto, “trata-se de um projecto que permitirá reconverter o sistema de iluminação existente por um sistema de iluminação LED, mais eficiente e mais sustentável, capaz de proporcionar poupanças de energia de aproximadamente 70% na actual factura energética". Além disso, “esta alteração irá melhorar as condições para a prática desportiva”, acrescentou o governante.
De realçar que a implementação das propostas vencedoras do OPRAM é da responsabilidade dos departamentos do Governo Regional, com a tutela sobre as áreas temáticas a que estão afectas às propostas vencedoras, competindo-lhes realizar ou apoiar toda a tramitação administrativa, financeira e de contratação pública, necessárias à efetiva concretização dos projetos vencedores.
Neste sentido, compete à DRETT comparticipar financeiramente o Clube Futebol Andorinha, de forma a substituir o sistema de iluminação do campo principal e do campo 7, por um sistema de iluminação LED. Compete, igualmente, à Direcção Regional de Economia e Transportes Terrestres, o acompanhamento da execução financeira e das propostas e realização dos trabalhos.