Há 25 anos a Madeira ‘ganhava’ primeira residência universitária
Consulte connosco as edições de 1998 e de 2002, neste ‘Canal Memória’
Na edição de 6 de Julho de 1998, o DIÁRIO dava conta da localização, na Zona Velha, da primeira residência universitária da Madeira. Um velho prédio da Rua de Santa Maria preparava-se assim para ganhar nova vida.
A Universidade da Madeira já havia aberto portas há sete anos, mas só em 1998 é que avançava a intenção de dotar esse estabelecimento de Ensino Superior com acomodações próprias.
Este investimento dependia do Orçamento de Estado e passava pela requalificação do prédio, que se encontrava em estado de degradação. O projecto era oferecido pela Câmara Municipal do Funchal. Apesar do anúncio feito, as obras só arrancariam no ano seguinte.
Nessa altura, os estudantes deslocados tinham duas opções: ou arrendar casa/quarto no Funchal ou optar pela única residência universitária existente na época, mas que era privada.
Alcoolemia fica nos 0,5 gramas
Já em 2002, o parlamento nacional discutia mudanças na lei, nomeadamente no que diz respeito à taxa de alcoolemia permitida ao volante.
A taxa de alcoolemia havia sido mudada para 0,2 gramas pelo PS, mas a medida gerou muita contestação, levando à criação de uma comissão que realizasse os estudos científicos sobre o efeito do álcool na condução. No final, tudo voltou ao início e a taxa voltou a ser fixada nos 0,5 gramas.