Roberto Santa Clara é o novo CEO da Savoy Signature
Marca hoteleira do Grupo AFA anuncia ainda o reforço da estratégia de expansão
A Savoy Signature "acaba de anunciar o reforço do seu Conselho de Administração e integra Roberto Santa Clara como Chief Executive Officer (CEO)", informa uma nota de imprensa divulgada há pouco. "O gestor, com mais de 20 anos de experiência em cargos executivos, assume, a partir de 17 de Julho, a liderança da Comissão Executiva da coleção de hotéis. Esta decisão é fundamentada pela necessidade de reforçar a equipa de administração por via do crescimento verificado ao longo dos últimos anos e da vontade inequívoca em consolidar a operação na Madeira e expansão para Portugal continental", acrescenta.
Recordando que Roberto Santa Clara era até à data director dos Aeroportos da Madeira, "passa a assumir a condução dos destinos da Savoy Signature com responsabilidade na definição e execução da estratégia do grupo com especial enfoque na coordenação e expansão da marca".
É com grande motivação que aceito o desafio para integrar a Savoy Signature, com um percurso já notável na hotelaria, fruto da visão do seu acionista e equipa de quadros, mas também com uma estratégia para o futuro que assenta na expansão e na qualidade de serviço ao cliente. Poder juntar-me a esta equipa numa fase de crescimento e reforço do seu posicionamento no mercado é uma enorme satisfação. A Savoy Signature já é um projeto reconhecidamente vencedor, pelo valor das suas marcas e dos seus recursos humanos, mas também pela sua diferenciação e este é o momento para levar a marca ainda mais longe. Estou, por isso, muito feliz. Roberto Santa Clara
Formado em Marketing e Publicidade, Roberto Santa Clara é "reconhecido pela sua vasta experiência na gestão em organizações de grande dimensão e líderes de mercado, mais concretamente no sector aeroportuário, do turismo e viagens, e na área de grande consumo", realça.
Com uma carreira de 27 anos (começou em 1996) como "director de Marketing da Empresa de Cervejas da Madeira, onde à data chegou a assumir também gestão de equipas dos Açores e Cabo Verde e implementação de várias campanhas de marketing e imagem de produtos com notoriedade no mercado", em 2004, "ingressou na atividade aeroportuária com um percurso ascendente, primeiro como vogal da Comissão Diretiva da ANAM e, posteriormente, diretor-adjunto dos Aeroportos da Madeira-ANA Aeroportos de Portugal e, posteriormente, como director-adjunto do Aeroporto de Lisboa onde esteve até Junho de 2015".
É nesse ano que Roberto Santa Clara "aceita o desafio para integrar a Associação de Promoção da Madeira nas funções de director-executivo, entidade na qual liderou, até meados de 2019, a promoção do destino Madeira", recorda. "No âmbito destas funções, criou uma equipa de trabalho que permitiu a tão ambicionada concentração da promoção turística da Madeira numa única entidade. Destaque para o trabalho desenvolvido ao nível de reposicionamento da imagem do destino visando fidelizar os mercados existentes, mas também alcançar públicos-alvo mais jovens e ativo".
Continuando, "em Outubro de 2019, regressa ao Grupo ANA e em Fevereiro de 2020 assume a função de director dos Aeroportos da Madeira, com um percurso pautado por uma gestão pró-ativa a nível nacional e eficaz no contexto pandémico. Sob a sua liderança, concretizou-se a instalação da primeira base de uma companhia low-cost, Ryanair, na Madeira, o primeiro voo direto Madeira-EUA (JFK) e assistiu-se ao forte crescimento das operações da Wizz Air e EasyJet nos Aeroportos da Madeira".
O perfil de Roberto Santa Clara aponta a uma "forte aptidão no desenvolvimento de negócios, relações e cooperação internacional bem como planeamento estratégico" e "vincado pela sua capacidade de gestão, visão, mas acima de tudo pela comprovada capacidade de liderança e gestão de equipas".
Acresce que além da integração de Roberto Santa Clara, a Comissão Executiva da Savoy Signature conta com Bruno Freitas como Chief Financial Officer (CFO), Ricardo Farinha como Chief Commercial Officer (CCO) e adjunto do CEO, Ricardo Nascimento no cargo de Chief Operating Officer (COO), e Noélia Reis e Nuno Antunes como executivos na Assessoria da Administração.