Emmet Cohen e Kurt Elling trazem Jazz ao Parque de Santa Catarina
Tome nota dos destaques da agenda desta quinta-feira, 6 de Julho
Arrancam esta quinta-feira, 6 de Julho, no Parque de Santa Catarina, no Funchal, os concertos do palco principal do Funchal Jazz Festival 2023. Emmet Cohen e Kurt Elling abrem este primeiro dia onde o público é convidado a trazer os “dancing shoes” [numa tradução livre sapatos de dança].
Ao DIÁRIO, Paulo Barbosa, director artístico do evento, revela que as expectativas são positivas para estes três dias de concertos. “São muito boas, não obstante dos percalços que tivemos, na parte de programação, no que diz respeito ao Jardim Municipal, por causa de voos e cancelamentos”.
Agora temos o Parque de Santa Catarina. As expectativas são, naturalmente, muito maiores. Acho que temos uma programação muito bonita e que nos satisfaz e, por isso, temos esperança que seja dos melhores festivais que já fizemos”. Paulo Barbosa, director artístico Funchal Jazz Festival.
temos esperança que seja dos melhores festivais que já fizemo
O concerto inaugural do palco principal ficará a cargo do pianista norte-americano Emmet Cohen, pelas 21h30. O multifacetado pianista e compositor inaugurou, durante a pandemia, uma série de concertos on-line intitulados ‘Live From Emmet’s Place’, que contaram com a participação de mais de 150 músicos em mais de 100 episódios. O artista, aclamado internacionalmente, é ainda líder do Emmet Cohen Trio e criador da Master Legacy Series.
Cohen foi, recentemente, nomeado como um dos cinco pianistas do ano pela Jazz Journalists Association.
Paulo Barbosa explica que o público pode esperar um concerto “ligado à tradição, embora num formato de reformulação da tradição do piano trio”.
Emmet Cohen é um virtuoso na linguagem do piano” Paulo Barbosa, director artístico Funchal Jazz Festival.
No concerto de hoje, Emmet Cohen estará no piano, fazendo-se acompanhar por Philip Norris, no contrabaixo e Kyle Poole, na bateria. Durante o concerto fará ainda parte o convidado especial, no sax alto, Ricardo Toscano.
Esta primeira noite do festival continua, desta feita com mais um artista premiado e aclamado, Kurt Elling, que se desloca à Madeira para apresentar o projecto SuperBlue: Kurt Elling & Charlie Hunter, às 21 horas.
O director artístico do evento descreve este segundo concerto como “um quartel rejuvenescido, cheio de ‘Funk’ e de 'Groove'. Uma banda bastante mais ‘dançável’”.
Numa entrevista dada ao DIÁRIO, Kurt explica que para este concerto o público deve levar os “dancing shoes”, porque a intenção é levantarem-se e mexerem-se.
Na voz deste ‘SuperBlue’ estará Kurt Elling, que se fará acompanhar por Charlie Hunter, na guitarra híbrida, nos teclados está o DJ Harrinson, na bateria Corey Fonville, no trompete Marcus Tenney, Chris Ott, no trombone e no saxofone, Dan White.
O Funchal Jazz Festival, evento promovido pela Câmara Municipal do Funchal, além dos concertos no Parque de Santa Catarina, vai ter ‘Jam Sessions’, no Qasbah Live Music &Cocktail, com Nuno Ferreira, na guitarra, Ricardo Toscano, no sax alto, Nelson Cascais, no contrabaixo e Luís Candeias, na bateria.
Há ainda masterclasses, na sede da Orquestra Clássica da Madeira, na Travessa das Capuchinhas, onde esta quinta-feira, Emmet Cohen estará, pelas 14h30, para falar sobre a ‘Jazz Language’.
Relativamente à venda dos bilhetes, que podem ser adquiridos tanto on-line, como na própria bilheteira no local, Paulo Barbosa esclarece que o público está a atento à iniciativa: “As pessoas estão a aderir, principalmente nos últimos três dias, houve um pico muito bom. Se calhar os próprios concertos no Jardim Municipal mexeram um bocado”, disse.
“Nós sabemos que os madeirenses compram bilhetes em cima da hora e eu acredito que grande parte dos bilhetes já comprados on-line sejam mais de turistas do que madeirenses. Os madeirenses sabem que podem sempre comprar à porta do próprio recinto, por isso a partir das 17 horas, nos três dias do evento, a bilheteira está aberta”, explicou.
Questionado sobre se os madeirenses apreciam o Jazz, Paulo Barbosa reitera que sente “cada vez mais e não é só pelo Festival”.
Cabe-me fazer jus ao trabalho que tem sido feito Associação Melro Preto, por exemplo, porque tem feito onde quer que haja Jazz, haja pessoas. É um trabalho conjunto, estamos todos de mãos dadas nesta área porque há muita paixão envolvida. Só com paixão é que as pessoas desenvolvem, e no Jazz em particular penso que, talvez pelas suas especificidades, pela sua linguagem própria (…) é muito bonito o quebrar de fronteiras que o Jazz é normalmente capaz de fazer acontecer.” Paulo Barbosa, director artístico Funchal Jazz Festival.
Para mais informações pode consultar o site do Funchal Jazz Festival.
OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
09h00 às 18h00- Feira Temática Antiguidades e Alfarrabista, no Mercado dos Lavradores;
09h30 - Reunião semanal do executivo da Câmara Municipal do Funchal;
10h00 – O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, preside à reunião da Conferência dos Representantes dos Partidos. Nesta reunião participam os vice-presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira, os líderes parlamentares do PSD, PS, CDS-PP e JPP e ainda o deputado único do PCP;
11h00 - Sessão de Julgamento do ‘Caso do Monte’;
14h00 - A PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados marca o arranque da sua actividade na Madeira com uma conferência que pretende esclarecer todas as dúvidas sobre as mais recentes revisões do Código dos Contratos Públicos. A iniciativa está agendada no Hotel Savoy Palace e vai contar com a presença de Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira;
15h00 – Apresentação da nova marca Quinta do Barbusano, situada em São Vicente. Serão dados a conhecer novos rótulos e respectivos vinhos;
16h00 - 50 famílias vão receber apoio para aquisição de materiais de construção e para aquisição de recheio/equipamentos, ao abrigo do projecto ‘+Habitação’, desenvolvido pela ASA-Associação de Desenvolvimento de Santo António, com o apoio da autarquia do Funchal.
O projecto visa apoiar famílias com dificuldades económicas no melhoramento das condições de habitabilidade.
A cerimónia realiza-se no Salão Nobre, com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.
18h00 - O Museu Etnográfico da Madeira (MEM) inaugura hoje, dia 6 de julho, pelas 18 horas, a exposição temporária intitulada ‘VIME – O OBJETO’.
‘VIME’é um projecto artístico, da autoria de Helena Cabral Fernandes e produzido pela Associação Fractal. A obra (composta pelo Objecto Modular, o Livro, e a Caixa que contém os dois primeiros elementos), foi adquirida pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional de Cultura – Museu Etnográfico da Madeira, e foi desenvolvida no âmbito do programa de financiamento "Arte e Ambiente”, da DGArtes.
A obra será apresentada ao público nesta exposição temporária, que terá lugar no Museu Etnográfico da Madeira com curadoria de Helena Cabral Fernandes e Martinho Mendes, e marca o culminar de um trabalho elaborado ao longo de mais de um ano, com duas vertentes distintas, mas complementares, que se cruzaram no tempo, e que são organizadas em dois núcleos expositivos distintos.
A mostra ficará patente no MEM até ao dia 29 de julho.
Festa Gastronómica de Santa Cruz
EFEMÉRIDES
Este é o centésimo octogésimo sétimo dia do ano. Faltam 178 dias para o termo de 2023.
1535 -Morre, aos 57 anos, o humanista Sir Thomas More, autor de "Utopia", condenado à morte pelos tribunais de Henrique VIII de Inglaterra.
1885 - O cientista francês Louis Pasteur vacinou inocula a primeira vacina bem sucedida contra a raiva, num rapaz de nove anos mordido por um cão.
1957 -Os jovens britânicos Paul McCartney e John Lennon conhecem-se em Liverpool, no final de um concerto da banda Querryman, liderada por Lennon.
1971 - Morre, com 69 anos, o compositor e músico de Jazz Louis Armstrong, "Scatchmo".
2010 - Morre, aos 89 anos, a escritora Matilde Rosa Araújo, autora do "Cantar da Tila", renovadora da literatura infantil, defensora dos direitos da criança e fundadora da secção portuguesa da Unicef. Licenciada em Filologia Românica, foi professora no ensino secundário.
2016 - A seleção portuguesa de futebol vence o estreante País de Gales por 2 -- 0, com golos de Cristiano Ronaldo e Nani, nas meias-finais do Euro 2016 e passa à final da competição. Cristiano Ronaldo iguala o francês Michel Platini com melhor marcador da história dos Europeus de futebol, ao apontar o seu nono tento, face ao País de Gales, nas meias-finais do Euro2016.
2019 - O ex-presidente do Sporting Bruno do Carvalho vê confirmada a expulsão de sócio, em Assembleia Geral, com 69,37% dos votos favoráveis à exclusão.
2022 - Morre, com 82 anos, James Caan, ator norte-americano, conhecido pelo papel de Sonny Corleone na saga de "O Padrinho".
PENSAMENTO DO DIA:
O passado não está morto. Na verdade, nem sequer é passado." William Faulkner (1897-1962), escritor norte-americano.