Intervenções na rede viária florestal são "essenciais" para evitar a propagação de incêndios
No âmbito da Estratégia de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, esteve esta quarta-feira na Ponta de Sol onde visitou as obras de manutenção em curso na rede viária florestal, nomeadamente no sítio do Pomar D. João. Segundo a governante estas intervenções são "essenciais para compartimentar o espaço florestal, servindo de faixa corta-fogo evitando, assim a propagação dos incêndios além de permitirem um melhor acesso aos meios de combate”.
Através de nota enviada, a secretaria dá conta que, anualmente, o " Executivo madeirense intervém em mais de 200km de rede viária florestal procedendo a regularizações do piso e desmatação da vegetação na faixa de rodagem e bermas de modo a evitar ignições e a passagem de um possível incêndio para a outra faixa da estrada".
Acompanhada pelo presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Susana Prada ainda se inteirou da vigilância que permanece no terreno pelos vários elementos que fazem parte do IFCN.
Este ano já foram intervencionados cerca de 100 Km de caminhos um pouco por toda a ilha. Até ao final do ano serão alvo de intervenção mais 110Km.