PSD manifesta voto de pesar pelo falecimento de Mariazinha Gonçalves
O grupo parlamentar do PSD deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, de um voto de pesar pelo falecimento de 'Mariazinha' Gonçalves, conhecida emigrante madeirense na África do Sul, agradecendo o seu contributo para o reforço da Madeirensidade na Diáspora e endereçando, aos familiares, amigos e comunidade portuguesa naquele país, sinceras condolências.
Natural do Arco da Calheta, Maria Purificação Câmara Gonçalves tinha 88 anos e vivia em Joanesburgo desde 1953.
Mulher de personalidade forte, sobre ela foi escrito que era “um exemplo de todas as grandes Portuguesas espalhadas pelo mundo, sempre com (…) o seu sorriso nos lábios, sempre pronta para contar uma história e fazer rir alguém Grupo parlamentar do PSD Madeira
Mariazinha Gonçalves faleceu na África do Sul
A emigrante madeirense Mariazinha Gonçalves, de 88 anos, uma das muitas referências na comunidade madeirense na África do Sul, faleceu esta manhã naquele país, suspeita de enfarte. A vítima ainda chegou a ser socorrida mas acabou por não resistir.
Ainda recentemente esteve na ilha da Madeira para desfilar no Cortejo de Carnaval, tendo integrado um grupo de 36 emigrantes das cidades de Pretória, Joanesburgo e Cabo que, pela Portuguese Dance Society, a convite da Associação Cultural do Império da Ilha, abrilhantou e usufruiu desse grande cartaz madeirense.
Considerada a “matriarca da comunidade madeirense”, conforme escreveu Manny Ferreirinha, Presidente do Fórum Português, deixará saudades a todos os que com ela se cruzaram, perdurando na memória coletiva o seu sorriso, boa disposição, empatia, a capacidade de ajudar e proteger o próximo e, sobretudo, o amor pela Madeira.