PSD solicita revisão do Orçamento da União
A eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, na abertura dodebate sobre 'O Futuro da Política de Coesão e a Revisão Intercalar do Quadro Financeiro Plurianual na Ótica das RUP' solicitou a revisão do Orçamento da União
Na revisão intercalar do Quadro Financeiro Plurianual, ou seja, o orçamento da União, é fundamental estarmos unidos na defesa das prioridades que queremos para Portugal e em particular para as Regiões Ultraperiféricas, como a Madeira. A Comissão propõe agora um reforço do orçamento para fazer face aos desafios mais urgentes. O que precisamos garantir é que as Ultraperiféricas (art.349) mantêm os apoios provenientes da Politica de Coesão e que sejam juridicamente incluídas no futuro nos vários programas e do orçamento europeu. O PSD está cá para garantir trabalho continuo e futuro na defesa intransigente das Regiões Ultraperiféricas Cláudia Monteiro Aguiar, eurodeputada do PSD
Os desafios inesperados enfrentados pela União desde a aprovação do QFP em 2020, incluindo os efeitos da pandemia e as consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, junto com questões migratórias não resolvidas, inflação e subida das taxas de juro, aumentam a importância do papel da política de coesão na promoção da solidariedade europeia. “Este é o momento para a avaliação das políticas europeias existentes e delinear as prioridades futuras do nosso País e das nossas Regiões Autónomas na Europa“, afirma a eurodeputada.
No discurso de abertura a Eurodeputada apontou três áreas estrategicamente relevantes para o desenvolvimento das RUP: a importância dos transportes e acessibilidades, o desenvolvimento económico sustentável e a transição verde e por fim, a digitalização e a economia do conhecimento.
"Precisamos de garantir ferramentas e instrumentos financeiros que apoiem as regiões ultraperiféricas nas suas economias. Mantendo-as competitivas face às restantes economias europeias. A Comissão Europeia apresenta agora o STEP, um instrumento para aumentar a autonomia estratégica da União e para o desenvolvimento e a produção de tecnologias digitais críticas, tecnologias profundas, tecnologias limpas e biotecnologias", frisou, garantindo que o PSD fará o seu trabalho no Parlamento Europeu para garantir que em todos estes novos apoios e instrumentos ou programas criados, as pessoas e as empresas das RUP como a Madeira, sejam contempladas, acrescentando ainda que “no PSD seguimos intransigentes na defesa de Portugal e das suas Regiões Ultraperiféricas”.
A iniciativa, organizada pela deputada, decorreu esta quarta-feira, em Bruxelas, no Parlamento Europeu, e contou com a presença de diversos oradores, entre os quais os Eurodeputados José Manuel Fernandes, Stéphane Bijoux e o Secretário Regional das Finanças da Madeira, Rogério Gouveia, dos Açores Pedro Faria e Castro, de Canárias Julián Zafra Diáz e Peter Berkowitz em representação da Comissão Europeia.