Vencedor do Prémio Wolf marca presença na UMa para conferência sobre Química Supramolecular
O vencedor do prémio Wolf em Química em 2018, Makoto Fujita, vai marcar presença na Universidade da Madeira (UMa) no dia 14 de Julho para participar na conferência sobre 'Química Supramolecular e Automontagem molecular'.
Esta conferência terá lugar pelas 15 horas, na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, e é organizada pelo Centro de Química da Madeira (CQM), unidade de Investigação Nacional, com sede na UMa, classificada com 'Excelente', e apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
A participação nesta iniciativa é gratuita, aberta a todos os interessados no tema, mediante inscrição em https://cqm.uma.pt, até ao dia 12 de Julho.
Mais sobre o orador Makoto Fujita:
É um dos pioneiros e mais destacados investigadores da actualidade na área da Química Supramolecular. É Professor Distinto e Investigador do Instituto de Ciências Moleculares da Universidade de Tóquio. Desde 2011, integra a Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico (CEPAC) do CQM. Os seus interesses de investigação incluem: Automontagem de coordenação - construção de nanoestruturas, incluindo sólidos Arquimedianos/não-Arquimedianos, por automontagem induzida por iões de metais de transição; e Efeitos de confinamento molecular.
Em 2018, recebeu o prestigiado Prémio Wolf, na área da Química, atribuído pela fundação homónima israelita, pelo seu contributo para o desenvolvimento da Química Supramolecular.