5 Sentidos

'ES.CU.TO' leva diversas actividades educativas e culturais ao Museu A Cidade do Açúcar

None

O espaço museológico do Museu A Cidade do Açúcar (MACA) será palco ao longo do mês de Julho de diversas actividades ligadas ao programa 'ES.CU.TO' (Espaço Cultural para Todos), da Câmara Municipal do Funchal.

Ao longo da temporada 2022/2023, este projecto do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal tem como objectivo transmitir conteúdos e conhecimentos, proporcionar memoráveis ocasiões de partilha e de reflexão em torno da arte, da história, da literatura, da música e do teatro.

Assim, no dia 5 de Julho, tem lugar duas actividades distintas. A primeira, pelas 10 horas, designa-se 'Arqueólogo por um dia', com 15 alunos do 3º ano da International Sharing School Madeira. A segunda, às 15 horas, é um 'Giro pela cidade do açúcar', com 25 crianças do Centro Comunitário da Nogueira.

Um dia depois, no dia 6 Julho, o MACA é palco da iniciativa 'Memórias de uma casa Manuelina', com 20 crianças dos 6 aos 8 anos do ATL Santa Luzia.

Por sua vez, no dia 7 de Julho destaca-se a existência de tripla sessão da actividade 'Doce Contador', marcadas para 9h30, para as 11 horas e para e para as 14h30. Destinam-se a três grupos, dois com 25 crianças do ATL Princesa Dona Amélia e um de 20 crianças do 'Férias Divertidas – Garouta do Calhau'.

A 8 de Julho realiza-se uma actividade de cariz familiar pelas 10h30, o 'Giro pela cidade do açúcar'.

Posteriormente a 10 de Julho tem lugar dupla sessão do 'Doce Contador', marcada para as 9h30 e em seguida para as 11 horas. Destina-se a dois grupos de 25 crianças do ATL Princesa Dona Amélia. Depois pelas 15 horas tem lugar uma outra iniciativa, desta feita é 'Arqueólogo por um dia', com 10 crianças dos 6 aos 9 anos do Centro Comunitário de São Martinho. No dia seguinte, estão no plano de actividades duas iniciativas, uma pelas 10 horas intitulada 'Memórias de uma casa Manuelina' com 20 crianças dos 9 aos 10 anos do ATL Santa Luzia e pelas 14h30 com o 'Doce Contador', com 20 crianças do 'Férias Divertidas – Garouta do Calhau'.

A 12 de Julho tem lugar nova edição de 'Giro pela cidade do açúcar', desta feita para 10 utentes do Centro de Actividades e Capacitação para Inclusão (CACI) de Machico. Um dia depois (13 de Julho), tem lugar pelas 10 horas uma sessão de 'Memórias de uma casa Manuelina' para 20 crianças dos 11 aos 12 anos do ATL Santa Luzia. E pelas 15 horas, o 'Arqueólogo por um dia', com um grupo de crianças inscritas pela professora Susana Costa.

No dia 18 de Julho, o Museu A Cidade do Açúcar volta a acolher o 'Contadores de Histórias' pelas 14h30, com 15 utentes do Centro Comunitário São Gonçalo Sociohabita. Três dias depois, pelas 10 horas tem lugar a encenação 'Uma peça…Uma história', com 25 crianças do ATL Maria Eugénia do Canavial.

Novamente três dias depois, é realizada nova sessão de o 'Doce Contador', com 20 crianças dos 6 aos 8 anos do ATL Santa Luzia às 10 horas.

Para o dia 27 de Julho está no plano de actividades dupla sessão do conto 'Uma peça…uma história', com dois grupos de 25 crianças do ATL Princesa Dona Amélia, com sessões marcadas para as 10 horas e 14h30.

Por fim, no último dia do mês encontram-se marcadas duas sessões de o 'Doce Contador + Giro pela cidade do Açúcar' pelas 14h30 e 15h30, cujo público-alvo são dois grupos de 15 crianças do Campo de férias Horários do Funchal.