IV Concurso de Vinhos Escanções de Portugal contou com um membro do IVBAM no júri
O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) participou no IV Concurso de Vinhos Escanções de Portugal, em Lisboa, a convite da entidade organizadora, a Associação dos Escanções de Portugal.
Este concurso, que teve por objetivo a atribuição da distinção ‘Tambuladeira dos Escanções de Portugal’, contou com um painel variado de jurados, entre os quais Rubina Vieira, responsável pelo Gabinete de Ações Educativas do IVBAM, em representação deste Instituto.
Este painel de jurados integrou especialistas da área vínica que tiveram a responsabilidade de avaliar cada um dos vinhos em concurso através de provas cegas, atribuindo pontos mediante um conjunto de critérios, entre os quais, a cor, a limpidez, o aroma, a persistência, o sabor, a intensidade, o final de boca e a apreciação do conjunto.
A concurso estiveram cerca de 200
vinhos, integrados nas categorias de vinhos espumantes, frisantes, tranquilos, licorosos
e
aguardentes, sendo que para cada uma das categorias foram atribuídos prémios de
‘Tambuladeira de Bronze’, ‘Tambuladeira de Prata’ e ‘Tambuladeira de Ouro’, tal
como a distinção de ‘Grande Medalha de Ouro’.
A Associação dos Escanções de Portugal agrupa os profissionais do serviço de vinhos e outras bebidas em estabelecimentos hoteleiros e similares, tendo um papel de relevo na promoção e divulgação dos produtos vínicos nacionais e internacionais, através de uma aposta clara na formação especializada dos profissionais desta área, que contribuem de forma direta para uma divulgação qualificada dos vinhos de todo o mundo.
Para o IVBAM, este convite traduziu-se de elevada relevância na medida em que reflete a sua importância enquanto entidade que regula as políticas de valorização e preservação da vinha e do vinho na Região Autónoma da Madeira.