Centro Cultural e Galeria Anjos Teixeira apresenta 'Os "Padres do Pombal" antes do 25 de Abril'
No âmbito das "Conversas de Abril" que a Galeria Anjos Teixeira está a desenvolver todas as terças-feiras no Funchal, hoje, esteve em análise aqueles que foram os contributos dos "Padres do Pombal" antes do 25 de Abril de 1974.
Nesta iniciativa de natureza cultural, em que estão em consideração os "50 Anos do 25 de Abril" usou da palavra o Eng.º Dírio Ramos, que era pessoa de relação próxima com o grupo de padres católicos mais conhecidos como os "Padres do Pombal". Ao caracterizar aqueles padres católicos, disse o Eng.º Dírio Ramos: «eram cidadãos que defendiam a liberdade religiosa e política, defendiam a democracia contra a tirania fascista, combatiam a guerra colonial [...]O seu lema era a Paz na Terra, do Papa XXXIII, a importância da Encíclica que defendia a ligação aos fiéis e a participação democrática na vida cívica».
Acerca do papel daqueles padres católicos na sociedade madeirense antes da Revolução de Abril, afirmou o Eng.º Dírio Ramos: «Seriam estes padres subversivos? Sim eram contra a política salazarista e colonialista Sim foram homens e padres coerentes, que determinaram a sua vida pela sua consciência».