Trabalhos de melhoria da eficiência energética no Conjunto Habitacional do Seixal
A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira está neste momento a realizar obras de beneficiação e de melhoria da eficiência energética no Conjunto Habitacional do Seixal, concelho do Porto Moniz, que engloba 13 moradias.
Esta intervenção, iniciada no início deste ano, representa um investimento na ordem dos 500 mil euros e deverá estar concluída no próximo mês de agosto/início de setembro.
Os principais trabalhos consistem na reabilitação e isolamento de paredes e coberturas das habitações, substituição de vãos envidraçados por novos com melhor desempenho energético e instalação de painéis solares.
"Com estas obras pretende-se otimizar a eficiência energética dos fogos, reforçando-se, assim, a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM, proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes e uma consequente redução da fatura energética dos beneficiários", dá conta a nota de imprensa.
Recorde-se que o Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, entidade que tutela a IHM, "delineou um conjunto de medidas de eficiência energética para ajudar a minimizar esse impacto negativo junto das famílias. Neste sentido, a IHM delineou para 2022 e 2023, um ambicioso plano de intervenção em vários conjuntos habitacionais, que passa pela realização de várias empreitadas que trarão mais conforto térmico e poupança energética aos fogos habitados pelos seus inquilinos".
"Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM tem previsto um pacote de investimentos, suportado por fundos comunitários e Orçamento Regional, que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz", acrescenta a mesma nota.
Serão à volta de 355 os fogos reabilitados até ao final de 2023.