Madeira

“Activar competências de empregabilidade perante a situação adversa do desemprego”

None

“Activar competências de empregabilidade perante a situação adversa do desemprego é o objectivo principal destas acções que são desenvolvidas pelos 23 pólos de emprego da Região Autónoma da Madeira”. As palavras são de Vânia Jesus, presidente do Instituto de Emprego da Madeira (IEM), organismo da Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania, proferidas na cerimónia de entrega dos certificados da iniciativa ‘Educação Não Formal - Acção de Formação Empregabilidade’, que decorreu desde 19 de Julho e terminou ontem no Centro Cívico de Santo António.

Esta acção foi levada a cabo pelo Pólo de Emprego da SocioHabitaFunchal em parceria com o Gabinete da Psicologia da mesma entidade. O Pólo de Emprego é um serviço promovido pelo IEM e que dá apoio à população local na resolução dos seus problemas de inserção profissional.

Na cerimónia, Vânia Jesus explicou que estas acções de formação “visam melhorar e capacitar as pessoas em situação temporária de desemprego de ferramentas importantes que os ajudem a ser proactivos na procura activa de emprego”.

“Nas acções que são desenvolvidas pela Região temos tido experiências vivenciadas que, após a participação nestas acções, tem uma mais rápida integração no mercado de trabalho”, concluiu a responsável, agradecendo todo o apoio e parceria com a SocioHabitaFunchal da Câmara Municipal do Funchal, além de estender uma palavra de agradecimento a a Ilídio Castro, presidente da Junta de Santo António.

Já Helena Leal, vereadora com o pelouro da área social na autarquia funchalense, entidade que tutela a SocioHabitaFunchal, destacou que esta acção “é mais do que um momento formativo”: “É o momento em que é importante olhar para o potencial de cada um e tentar vos despertar - e a equipa esteve excelente nesse sentido - aquilo que cada um tem”, disse a autarca.

“Todos nós temos fragilidades, todos nós passamos por momentos mais adversos nas nossas vidas, mas todos nós temos potencialidades e muitas vezes é conseguirmos olhar para essas capacidades e acreditarmos e no fundo foi isso o que fez aqui esta bela equipa”, expressou Helena Leal.

Agradeceu ainda a Vânia Jesus e à sua equipa do IEM, em representação do Governo Regional da Madeira, todo o trabalho que tem feito e as parcerias que possibilitam estas acções de formação. E deixou ainda também uma palavra a Ilídio Castro, presidente da Junta de Santo António, pela ajuda que dá sempre a estas e outras iniciativas.

De resto, 14 pessoas receberam os certificados da ‘Educação Não Formal - Acção de Formação Empregabilidade’, orientada por Célia Dantas, técnica do Polo de Emprego da SocioHabitaFunchal, realizada em parceria com Teresa Ramalho, do Gabinete da Psicologia da mesma entidade, com o apoio da Junta de Santo António.

Na sessão marcaram presença Filipa Figueira, directora do Centro de Emprego da Madeira, e ainda Graça Correia, administradora da SocioHabitaFunchal.