Edifício 'Baiana' é inaugurado esta quarta-feira após obras de 1 milhão de euros
A obra de requalificação do Edifício Baiana e de ampliação da Casa Colombo – Museu do Porto Santo e dos Descobrimentos Portugueses é inaugurada esta quarta-feira, dia 5 de Julho, pelas 15 horas, pelo presidente do Governo Regional. Miguel Albuquerque desloca-se à ilha dourada para 'abrir' ao público o edifício que demorou anos a ser requalificado e custou perto de 1 milhão de euros.
A Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo adquiriu o edifício Baiana, realizou o projeto de reabilitação e, através de concurso público, efectuou uma concessão com responsabilidade da realização de obras de reabilitação a cargo da empresa Tecnovia Madeira.
"Todo o espaço foi reabilitado interior e exteriormente, restruturado e organizado de modo à integração do edifício na envolvente, permitindo a continuidade do espaço público em todas as frentes, onde é possível a sua concretização quer na frente para a Rua Dr. Nuno Silvestre Teixeira, quer na frente para a Praça, que passa a ser uma extensão desta", explica nota enviada à imprensa.
No piso térreo haverá um restaurante que, mantendo a tradição, vai chamar-se 'Baiana'. Foram feitas pinturas exteriores aos prédios envolventes, nomeadamente onde são comercializadas as conhecidas ‘Lambecas’.
" No decorrer dos trabalhos de reabilitação, mormente durante as escavações no solo e subsolo do edifício, foram descobertos alguns achados arqueológicos de um valor cultural e patrimonial elevado para a Região, que depois de estudados, em estreita colaboração com a Direção Regional de Cultura, foram preservados e mantidos para observação dos visitantes ao espaço", indica.
O primeiro piso está ocupado por um núcleo museológico e com acesso direto à Casa de Colombo, com ligação ao percurso que acede à Rua Cristóvão Colombo.