Madeira

Dragoeiros da Madeira afectados por fenómeno mundial

None

O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza tem vindo a realizar várias acções de monitorização a vários dragoeiros  da Região, tendo em conta algumas alterações que esta espécie vem apresentando. Esta decisão surge no seguimento de um fenómeno a nível mundial que vem afetando o estado fitossanitário dos dragoeiros.

Para além da observação visual, o IFCN tem procedido à colheita de material vegetal e de solo para análise laboratorial a fim de encontrar respostas e soluções para debelar esta situação. "Foi inclusive solicitado a uma entidade externa estudos complementares sobre esta questão que é transversal a muitas zonas da Macaronésia", indica nota à imprensa.

O instituto indica que "para já, dos trabalhos já realizados e em curso, constata-se que a diminuição da humidade atmosférica, aliada à ausência de substrato orgânico no solo podem ser alguns dos factores que estejam a prejudicar o desenvolvimento desta espécie".

Por outro lado, verifica-se que nas zonas onde as condições edafoclimáticas se mantiveram, seja na Madeira como no Porto Santo, os Dragoeiros apresentam um desenvolvimento vegetativo equilibrado.