Madeira lidera prémios 'Green Key' com 60 unidades galardoadas
Tome nota da agenda para esta terça-feira, 4 de Julho
Foram distinguidos pela adopção de práticas sustentáveis mais 11 estabelecimentos do que em 2022; é o número mais elevado de sempre de galardoados
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará hoje, pelas 18 horas, na Quinta Magnólia, onde decorrerá a cerimónia de entrega dos galardões Green Key 2023. São 60 os galardoados na Região, o número mais elevado de sempre.
O Green Key é um galardão internacional – da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca – que promove o Turismo Sustentável em 50 países. Em Portugal é coordenado pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Este prémio visa a adopção de práticas sustentáveis entre decisores e participantes (empresas, autoridades, clientes, fornecedores e comunidades locais). Tem ainda como objectivo promover a redução e eficiência no consumo dos recursos naturais, bem como facilitar estratégias de marketing verde.
O galardão é sinónimo do reconhecimento de boas práticas ambientais e sociais. Dirige-se a estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, parques de campismo, restaurantes e centros de conferências.
A nível internacional, Portugal encontra-se, entre os 60 países que desenvolvem o Programa Green Key, na 5.ª posição, depois dos Países Baixos, França, Grécia e Bélgica.
No dia 27 de Junho, foram anunciados, no Centro de Congressos do Algarve, 268 estabelecimentos galardoados na edição de 2023, mais 41 do que no ano passado, dos quais 54 recebem o galardão pela primeira vez, 201 renovam a candidatura e 13 reintegram o programa.
O Green Key está presente em todo o território nacional, com a Região Autónoma da Madeira a manter a liderança com 60 unidades galardoadas, mais 11 do que no ano passado, sendo seguida de perto pela Região do Algarve que conta com 51 estabelecimentos Green Key, mais 14 do que em 2022, partilhando uma taxa de crescimento de cerca de 38% juntamente com a Região de Lisboa que apresenta, em 2023, 40 galardoados, mais 11 do que em 2022.
Na Madeira há 10 estabelecimentos que nunca antes tinham concorrido e que concorreram agora: Enotel Magnólia; Hotel Inatel Porto Santo; Les Suites at The Cliff Bay; The Residence; Suite Hotel Eden Mar; Hotel Royal Orchid; Buganvília Studio Hotel; Mimosa Studio Hotel; Estrelícia Hotel e Flora Sol Residence Hotel.
Consulte o Mapa de Galardoados 2023:
Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:
09h00 Reunião Plenária n.º 77: A Assembleia Legislativa da Madeira reúne-se em sessão plenária, a partir das 9 horas. Entre outras propostas, será apreciado na generalidade o projecto de resolução, da autoria do PCP, intitulado “Combater a discriminação laboral garantir direitos e deveres iguais para trabalho igual na CARAM”, após apreciação pela 7ª Comissão Especializada (agendado nos termos do n.º 3 do art.º 67.º do Regimento da ALRAM).
Pode ainda acompanhar os destaques da sessão plenária em tempo real no nosso liveblog:
11h00 Pedro Fino vai estar presente nas comemorações do 27º Aniversário da Freguesia do Jardim da Serra, que decorrem no Centro Cívico local
11h30 CDU promove iniciativa política regional sobre o acesso à Educação, na Escola da Achada, no centro da freguesia do Curral das Freiras
14h00 Reunião da 1ª Comissão Permanente de Política Geral e Juventude
15h00 Pedro Fino visita as obras de beneficiação e de melhoria da eficiência energética no Conjunto Habitacional do Seixal, no Porto Moniz.
16h00 Abertura do Centro de Media do canal ‘Na Minha Terra’, no Edifício Quinta da Torre, em Câmara de Lobos. Miguel Albuquerque e José Manuel Rodrigues estarão presentes.
16h00 Deliberação Electrónica da 6ª Comissão Permanente de Educação, Desporto e Cultura
Cultura e entretenimento
O Funchal Jazz 2023, que abriu no sábado com um concerto de Laura Silva, prossegue esta terça-feira no Auditório do Jardim Municipal.
Para hoje estavam previstas actuações de Francisco Lopes ‘Plays Pat Metheny’, às 19 horas, e Luís Caldeira Group, pelas 20h30.
De realçar que, devido ao cancelamento e adiamento de voos nos quais chegariam à Madeira vários músicos que integram o programa do festival para o Jardim Municipal, a organização do Funchal Jazz alertou, no domingo, para uma possível recalendarização dos concertos previstos até esta terça-feira.
Funchal Jazz Festival recalendariza concertos no Jardim Municipal
Em causa, condicionamentos no Aeroporto da Madeira
19h00 A Galeria Anjos Teixeira, no Funchal, realiza, esta terça-feira, uma iniciativa intitulada ’Os Padres do Pombal - Antes do 25 de Abril de 1974’, na qual intervirá Dírio Ramos. Esta é uma nova iniciativa que se integra no ciclo ‘Conversas de Abril’.
Desporto
10h00 A equipa B do Marítimo arranca, hoje, os preparativos para a temporada 2023/2024, no Complexo Desportivo do Marítimo, em Santo António. Nelson Jardim continua aos comandos da equipa que milita no Campeonato de Portugal. A equipa técnica inclui os adjuntos André Silva e Sérgio Renato, bem como Carlos Joaquim, treinador de guarda-redes.
Equipa B do Marítimo inicia trabalhos amanhã em Santo António
Nelson Jardim continua a liderar os jovens verde-rubros no ataque ao Campeonato de Portugal
17h30 Conferência de apresentação do 6º Torneio Internacional Funchal Futsal Cup, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Funchal.
18h00 Apresentação do XV Troféu Inocêncio de Freitas, na Quinta Magnólia, no Funchal.
EFEMÉRIDES
Principais acontecimentos registados no dia 4 de Julho:
1336 - Morre, com 65 anos, Isabel de Aragão, viúva de D. Dinis, Rainha Santa, canonizada em 1625.
1528 - Começa o grande surto de peste em Inglaterra.
1711 - Construção da Igreja do Menino de Deus.
1776 - Proclamação dos EUA como nação. A declaração de independência é aprovada pelo Congresso Continental.
1802 - Abre a Academia Militar de West Point, nos EUA.
1804 - Nasce o escritor norte-americano Nathaniel Hawthorne, autor de "A Letra Escarlate".
1807 -- Nasce em Nice Giuseppe Garibaldi, herói da unificação de Itália.
1811 - Nasce Antónia Adelaide Ferreira - Ferreirinha. Empresária influente e altruísta, deixa para a história a maior empresa nacional de Vinho do Porto - Porto Ferreira - e duas marcas vinícolas de renome internacional - Porto Ferreira e Casa Ferreirinha.
1826 - Morre, com 83 anos, Thomas Jefferson, o principal autor da Declaração de Independência e terceiro presidente dos EUA.
1833 - Morre Borges Carneiro, desembargador no Porto, um dos dirigentes da Revolução Liberal de 1820, da qual saíra a Constituição de 1822. Tinha 59 anos.
1906 - Nasce Emídio Santana, precursor do anarcossindicalismo em Portugal, cofundador do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos, diretor do jornal A Batalha, autor de "Memórias dum Militante Anarco-sindicalista" e do atentado gorado ao ditador Oliveira Salazar, a 04 de julho de 1937.
1908 - Nasce o poeta, ensaísta e professor Adolfo Casaes Monteiro.
1917 - Um ataque à cidade de Ponta Delgada por parte do submarino alemão, U-155 "Deutschland", motiva o estabelecimento da primeira base naval dos EUA nos Açores. Cerca de 15 dias depois do ataque, os americanos já têm, informalmente, em Ponta Delgada, uma base naval, com navios americanos.
1925 - 1.º Salão Automóvel de Portugal (IV Salão Automóvel a nível internacional), no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. (de 04 a 13 julho)
1926 - Nasce, em Buenos Aires, Alfredo Di Stéfano jogador e treinador argentino de origem Italiana, considerado um dos maiores futebolistas da história.
1934 - Morre, com 66 anos, a cientista francesa de origem polaca Marie Curie, Prémio Nobel da Física, em 1903, e da Química, em 1911.
1937 - Atentado, em vão, contra o ditador português Oliveira Salazar, na avenida Barbosa du Bocage, em Lisboa.
1948 - Marechal Tito, Presidente da Federação Jugoslava, rompe com a URSS, assumindo a liderança dos "não-alinhados", no Bloco de Leste.
1953 - Imre Nagy sucede a Matyas Rakosi na liderança do Governo da Hungria, iniciando o período de "novo rumo", contrário a Moscovo
1954 - Hungria perde com a RFA a final do 5.º Mundial de Futebol.
1958 - Karol Wojtyla, futuro Papa João Paulo II, é nomeado pelo Papa Pio XII, bispo auxiliar de Cracóvia, na Polónia.
1972 - As Coreias do Norte e do Sul renunciam à força, e estabelecem a possibilidade de reunificação como objetivo, sem intervenção do exterior.
1980 - É assinado em Pequim o primeiro Acordo Comercial entre Portugal e a República Popular da China.
1983 - O Governo de Moçambique apela à ajuda internacional para enfrentar as consequências da seca que afetam cerca de seis milhões de habitantes.1985 -- O Parlamento aprova o regime de rendas habitacionais que prevê a atualização das rendas anteriores a 1979 e estabelece o regime de renda livre para os novos contratos.
1987 - Acácio da Silva vence a terceira etapa da Volta a França em bicicleta (Karlsruhe, Ale-Estugarda, Ale).
1990 - Chipre pede a adesão à União Europeia.
1992 - Morre, com 71 anos, o compositor argentino Astor Piazzolla, autor de "Adeus Nonino", criador do Novo Tango.
1994 - O genocídio no Ruanda cessa quando a FPR (Frente Patriótica do Ruanda) assume o controle de Kigali.
1997 - A sonda norte-americana Mars Pathfinder pousa em Ares Vallis, Marte.1999 -- Ataque das milícias integracionistas a Liquiçá, Timor-Leste. A ONU abandona a localidade.
2003 - Morre, com 77 anos, o escritor, professor e jornalista português Augusto Abelaira, autor de "Cidade das Flores", antigo diretor de programas da RTP e ex-diretor das revistas Vida Mundial e Seara Nova.
- Cinquenta e três pessoas morrem num ataque contra uma mesquita em Quetta, Paquistão, quando desconhecidos lançam granadas e disparam contra os fiéis que saíam do recinto.
2004 - A Grécia vence o Campeonato Europeu de Futebol 2004, batendo a seleção portuguesa por um golo.
- Uma rocha de granito de 20 toneladas com a inscrição "o espírito durável da liberdade" é colocada na zona do World Trade Center, em Nova Iorque, a primeira pedra da Torre da Liberdade.
2005 - O movimento islamita radical palestiniano Hamas radical Hamas recusa o convite para participar no Governo palestiniano de união nacional.
2006 - O Tribunal de Aveiro condena um médico, uma sua empregada e três mulheres suas clientes a prisão pela prática de aborto, depois de terem sido absolvidos em 2004.
2007 - A Lei da Imigração é publicada em Diário de República.
- Realiza-se em Lisboa a primeira Cimeira entre UE/Brasil, participam na reunião o presidente em exercício da UE, o primeiro-ministro português, José Sócrates, o chefe de Estado do Brasil, Lula da Silva, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o Alto Representante para a Política Externa e de Segurança da União, Javier Solana.
- A Polícia Judiciária assina um protocolo de colaboração com a Fundação para a Computação Científica Nacional, (Linha Alerta) que opera um serviço público de denúncias de conteúdos ilícitos na Internet, incluindo pornografia infantil e incitamento à violência e à xenofobia.
- A Comissão Europeia confirma a inclusão da transportadora aérea angolana TAAG na "lista negra" das companhias proibidas de operar no espaço aéreo europeu por motivos de segurança.
- Morre, com 71 anos, o ator Henrique Viana.
2008 - O Parlamento aprova em votação final global as alterações à lei do divórcio que põem fim ao conceito de divórcio litigioso e acaba com a noção de violação culposa dos deveres conjugais
- Primeiro voo direto entre a China e Taiwan desde 1949. O voo charter sem escala levantou de Cantão, capital da província de Guangdong.
- Morre, aos 86 anos, o antigo senador republicano Jesse Helms, uma das principais figuras do conservadorismo norte-americano das últimas décadas.
2010 - Morre, aos 75 anos, Ayatollah Sayyid Muḥammad Ḥusayn Faḍlallāh, líder xiita do Líbano, mentor do Hezbollah, inimigo dos Estados Unidos e ex-apoiante da revolução islâmica iraniana. Promoveu a emancipação das mulheres e opôs-se aos crimes de honra.
2011 - O ex-Presidente tunisino Zine El Abidine Ben Ali é condenado à revelia a 15 anos e seis meses por posse de armas, drogas e peças arqueológicas.
- Morre, aos 74 anos, o jornalista António Jorge Branco, um dos fundadores da rádio TSF.
2013 - A polícia militar do Egito detém o líder supremo da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, a pedido da Procuradoria egípcia.
2014 - O Ministério das Finanças anuncia ter vendido o BPN Crédito, por 36 milhões de euros, a duas gestoras de fundos inglesa e portuguesa que se comprometem a "manter um número significativo de postos de trabalho".
- Vítor Bento e João Moreira Rato são convidados para presidente do Banco Espírito Santos (BES) e para administrador financeiro do BES, respetivamente.
2015 - O anfitrião Chile conquista pela primeira vez a Copa América em futebol, ao vencer a Argentina por 4-1, nas grandes penalidades, após 120 minutos sem golos, em Santiago do Chile.
2017 - Morre, aos 98 anos, em São Petersburgo, Daniil Aleksandrovich Granin, escritor russo e autor da crónica sobre o cerco da antiga Leninegrado pelos nazis, durante a II Guerra Mundial.
2018 - Morre, com 64 anos, Ricardo Camacho, investigador português e músico da Sétima Legião.
2019 - Morre, aos 60 anos, Paulo Nunes de Almeida, presidente da Associação Empresarial de Portugal e membro do Conselho Geral da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.
2020 - Morre, com71 anos, Arsénio Rodrigues Jardim 'Seninho', campeão pelo FC Porto em 1977/78, jogou ao lado de Pelé, Cruyff ou Beckenbauer no clube norte-americano New York Cosmos.
2022 - Morre, aos 87 anos, Cláudio Hummes, cardeal e arcebispo emérito de São Paulo e prefeito da Congregação para o Clero.
PENSAMENTO DO DIA
Cada indivíduo tem um lugar no mundo para preencher e é importante que decida fazê-lo ou não Nathaniel Hawthorne (1804-64), escritor norte-americano
Este é o centésimo octogésimo quinto dia do ano. Faltam 180 dias para o termo de 2023.