Calheta recebe Festival das Artes 'Túnel 8'
A Calheta acolhe, entre os dias 3 e 6 de Agosto, o Festival das Artes 'Túnel 8', uma iniciativa organizada pela Associação Cultural - Oficina de Ideias das Terras do Oeste (OITO), em parceria com a Câmara Municipal da Calheta e a Direção Regional das Artes (DG Artes).
Trata-se de um festival artístico multidisciplinar que levará às oito freguesias deste concelho momentos de teatro, música, dança, artes visuais e contadores de histórias. Diversos artistas de renome, vindos dos diversos cantos do mundo, garantem uma programação dinâmica, de cariz universal e transversal a todas as gerações. Ao longo de quatro dias, cada localidade desde o Arco à Ponta do Pargo, irá desfrutar de uma experiência de fruição cultural acessível a todos, conforme fez questão de explicar Ricardo Brito, responsável pela organização do evento. Os pormenores foram revelados esta manhã, no decorrer de uma conferência de imprensa que decorreu nos Paços do Concelho. Segundo o responsável, que é também profissional de teatro, a temática escolhida não foi por acaso, já que o projeto chega à Calheta através de uma espécie de “túnel” que “rasga barreiras, aproxima comunidades, estreita a comunicação, cruza experiências e faz emergir todo um conjunto de novas possibilidades de conexão entre as gentes”.
Seguindo a mesma linha de pensamento, o presidente da Autarquia lembrou que “foi através dos túneis que nós conseguimos reduzir distâncias e obter um grande desenvolvimento no concelho da Calheta”. “É importante reduzir distâncias e é bom que os túneis também nos tragam cultura”, transmitiu Carlos Teles, que aproveitou o momento para apelar à população que assista aos espetáculos que decorrerão, maioritariamente, em espaços ao ar livre e agradáveis de se estar nestas noites de verão. “Este é um evento cultural para todas as idades, que traz gente de fora que nos vem mostrar algo de diferente e que nos permite, também, sentir aquilo que nós somos”, acrescentou o autarca, agradecendo à Associação todo o empenho neste projeto que vem, sem dúvida, “preencher uma lacuna que existia no concelho da Calheta”. Ficou, de resto, o compromisso de continuar a patrocinar e incentivar este tipo de iniciativas que são, também, importantes para o desenvolvimento do concelho.