Comunidades Madeira

Sérgio Gonçalves garante determinação do PS para boa integração das comunidades

None

O Presidente do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, salientou hoje, na Ponta do Sol, que o desporto e a cultura são “setores importantíssimos para o sucesso de uma estratégia eficaz de integração social das comunidades” que regressaram à nossa Região ou que escolheram a Madeira para viver.

No final de um encontro de softbol – modalidade desportiva derivada do basebol – promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Basebol e Softbol da Madeira, o líder socialista insistiu na necessidade de implementar políticas públicas que permitam “criar oportunidades de desenvolvimento pessoal, familiar e profissional para os madeirenses poderem permanecer na sua terra e, simultaneamente, investir em mecanismos promotores de uma boa integração para todos aqueles que regressaram ou ainda vão regressar à Região”.

Em declarações realizadas no campo municipal da Ponta do Sol, Sérgio Gonçalves reiterou o compromisso de, se o PS for Governo na Região após as próximas eleições, criar um complexo desportivo e cultural onde possam ser desenvolvidas atividades que contribuam para a inclusão das comunidades.

A infraestrutura, lembrou perante a autarca ponta-solense, Célia Pessegueiro, e o coordenador da Secção da Diáspora e das Comunidades do PS-M, Jesús Santana, estará preparada para fazer o acolhimento de academias e para formação nas modalidades desportivas de baisebol e softbol, com incorporação de campos para diferentes modalidades desportivas praticadas pelos madeirenses na diáspora e espaços vocacionados para eventos artísticos, musicais e culturais.

“Mas as propostas socialistas inscritas no programa para as eleições regionais deste ano não se ficam por aqui”, ressalvou o candidato diante de dezenas de emigrantes regressados à Madeira, defendendo que “uma integração plena requer uma estratégia abrangente e multissetorial”.

Criar oportunidades e inverter tendência migratória

Nesse sentido, recordou que o PS defende a criação do ‘Balcão de Chegada’, para orientação nas diversas necessidades e esclarecimento de dúvidas sobre processos relacionados com estado civil, prossecução de estudos, apoios, ou criação do próprio emprego.

“Também nesta área queremos criar gabinetes de apoio aos emigrantes nos municípios”, frisou Sérgio Gonçalves, insistindo que um Executivo socialista estaria “pronto e apostado em realizar os esforços necessários com vista à implementação do Balcão da Nacionalidade na Madeira”, bem como em “avançar com a componente da empregabilidade do programa ‘Regressar’, que é competência da Região”.

“O objetivo do PS passa por apresentar soluções concretas para bem receber os emigrantes que continuam a regressar à Região”, afiançou, notando que, “se temos atualmente uma diáspora e uma comunidade tão extensas, bem podemos agradecer a décadas de falta de oportunidades na Madeira”.

“É isso que vamos inverter quando formos Governo”, garantiu Sérgio Gonçalves, assegurando ainda que, “com o PS, as conquistas da Autonomia servirão para que a Madeira deixe de ser a terra de emigração que tem sido ao longo de quase meio século de governação PSD”.