ONU lança plano para apoiar 175 mil pessoas na Venezuela através da produção de alimentos
As Nações Unidas divulgaram hoje um plano de assistência humanitária à Venezuela destinado a apoiar 175 mil pessoas através da produção familiar de alimentos e da ingestão de dietas saudáveis nas escolas.
Para cumprir a meta, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) necessita de 12,75 milhões de dólares (11,69 milhões de euros), verba que espera angariar através de doadores internacionais.
O plano prevê programas de alimentação escolar e agricultura familiar, apoio técnico para mitigar danos nas culturas causados por catástrofes naturais e promoção de sementeiras de pequena escala.
Segundo a FAO, "a assistência humanitária para apoiar os meios de vida agrícolas é fundamental para responder às necessidades de segurança alimentar" num país onde a inflação aumentou 96,3% entre janeiro e maio e onde o salário mínimo ronda os cinco dólares (4,5 euros).
Em 2022, a agência das Nações Unidas ajudou 50 mil pessoas através da alimentação escolar saudável e de programas de agricultura familiar.