Sapatos em Bordado Madeira conquistam 2.º lugar na Feira Internacional do Artesanato
Uns sapatos em Bordado Madeira, do artesão Duarte Rocha, conquistaram o 2.º lugar na Feira Internacional do Artesanato (FIA), em Lisboa, na categoria de melhor peça de artesanato contemporâneo. "Uma menção honrosa reveladora da qualidade dos produtos artesanais produzidos no concelho da Ponta do Sol", refere nota enviada pela autarquia.
Este domingo, dia que marcou o encerramento desta feira internacional, a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, visitou o stand da Ponta do Sol. O município esteve representado por quatro artesãos do concelho, através de um stand próprio, onde apresentou os seguintes produtos: rum, doçaria tradicional madeirense, escultura em pedra basáltica e bota-chã e calçado artesanal.
“Uma participação que muita orgulha a Ponta do Sol e que culminou numa menção honrosa a um dos nossos artesãos. Acreditamos que esta iniciativa foi importante para uma maior divulgação dos nossos produtos típicos, únicos e de grande qualidade, mas também uma grande oportunidade para promover a Ponta do Sol e o que de bom e autêntico se faz”, vincou a autarca.
Por sua vez, os quatro artesãos da Ponta do Sol que participaram na FIA, durante os dias 24 de Junho e 2 de Julho, consideram que foi uma experiência positiva e proveitosa para a afirmação dos produtos tradicionais.
"A FIA Lisboa é uma plataforma de excelência para a promoção da Identidade e Desenvolvimento dos Territórios Nacionais e Estrangeiros designadamente ao nível Económico, Cultural e Turístico", explica o comunicado enviado.
“Em jeito de balanço final, o 'feedback' que recebemos dos nossos artesãos foi muito positivo. Todos saíram deste evento com uma maior rede de contatos, fornecedores e clientes. Regista-se até convites para participação em outras iniciativas ligadas ao artesanato. Acreditamos que tudo isto é também fruto do bom trabalho do Município da Ponta do Sol, na promoção e na defesa do produto tradicional e autêntico”, concluiu Célia pessegueiro.
Esta iniciativa resultou de um investimento de 13 mil euros da Câmara Municipal para promoção da Ponta do Sol e do artesanato de excelência que é produzido no concelho.