'Eagle' aberto a visitas hoje e amanhã
Com 90 metros de comprimento e os seus três mastros, o actual 'USCGC Eagle' ao serviço da Guarda Costeira da Marinha norte-americana é um navio com uma longa história de 87 anos. Chegou ontem ao Porto do Funchal, ficando atracado no cais sul e hoje, tal como amanhã, está aberto a visitas a bordo, entre as 10 e as 19 horas.
Com capacidade para até 230 tripulantes, entre os quais 180 marinheiros em formação (faz o mesmo que o 'NRP Sagres' faz para a Marinha Portuguesa), o 'Eagle' veio desde os mares do norte da Europa (o último porto foi em Aalborg, na Dinamarca) e deverá rumar para o outro lado do Atlântico, na quarta-feira, mais precisamente para Hamilton, na Bermuda, onde deve chegar a 21 de Julho, paragem antes de regressar à base.
Entretanto, nestes dias na Madeira, poderá conhecer por dentro a já história octogenária deste navio-escola, mesmo quando pertencia à marinha do III Reich. Antes de ser dado como despojo de guerra para a Marinha dos Estados Unidos da América, após a II Guerra Mundial, em Abril de 1945, chegou a receber a bordo o próprio Adolf Hitler.
Em 1936, ainda nos primórdios do poderio nazista e nas vésperas do último grande conflito mundial, foi denominado 'Horst Wessel' em honra a um mártir da milícia paramilitar do partido Nazi. Esse passado, hoje deixado mesmo para trás, e nos últimos 78 anos.
Uma das curiosidades deste longo historial é que na sua 'viagem inaugural' (de 30 de Maio a 12 de Julho de 1946) desde Bremerhaven, na Alemanha derrotada, até ao porto de New London, no Connecticut, onde tem sido a sua base desde então, o 'Eagle' escalou o Porto do Funchal, como atesta esta placa que assinala o momento.