Madeira

Pré-escolar e alimentação nas escolas passaram a ser pagos há 13 anos

Consulte connosco as edições de 2010 e de 1993

None

Foi em 2010 que o Governo Regional anunciou a subida dos preços das creches e que iriam passar a ser cobrados serviços que antes não o eram.

Falamos, por exemplo, da alimentação no último ano do Pré-Escolar e nos quatro anos do 1º Ciclo do Ensino Básico (escolas a tempo inteiro). Apenas os alunos com o 1.º escalão não pagavam estes custos. Esta medida representava maior peso para os orçamentos familiares e menor peso para o do executivo madeirense.

Já as crianças com 3 e 4 anos a frequentar o Pré-Escolar, que antes não pagavam qualquer mensalidade, passariam a pagar um valor mensal entre os 25 e os 115 euros. Estes custos referiam-se às componentes não educativas e à alimentação e continuavam a não abranger as crianças no 1º escalão do Abono.

Cavalos de corrida morreram em alto-mar

Seis cavalos de corrida, que participaram num concurso no Porto Santo, morreram em alto-mar há 30 anos. Os animais tinham participado no Concurso Completo de Equitação e quando seguiam de barco para Lisboa acabaram por morrer.

Segundo a edição de 3 de Julho de 1993, o primeiro óbito foi o de um cavalo que já partiu da ilha dourada doente e que, por isso, acabou por falecer pouco tempo depois de se ter iniciado a viagem. Depois, devido ao mau tempo, quatro animais foram atirados à água pela força das ondas e outros dois acabaram por morrer dentro dos respectivos contentores.

O seguro de transporte marítimo era da responsabilidade dos concorrentes e, pelos vistos, nenhum tinha concretizado o mesmo.