Arraiais, festas e festinhas
Festas, arraiais e festinhas todos os dias em todo o lado com a cultura do álcool associado a 100%... Com todo o tipo de transtorno que provoca no dia a dia da população e principalmente à noite no descanso de todos que não podem ou não querem andar neste tipo de vida... Está tudo ok!
Mas falamos em usar uma via pública para fazer um evento desportivo num dia de manhã durante menos de uma hora... Já é um transtorno enorme para todos...
Falarmos em promover uma actividade física, exercício físico ou desporto para a população em geral com a mesma dimensão que um destes arraiais é uma despesa desnecessária para os governantes e aceite pelo povo com certo...
Deve ser de mim... Que venha a próxima poncha party... Desculpem... Que venha o próximo arraial!
2 notas:
- O consumo de álcool e drogas tem aumentado em Portugal, bem como de tabaco. Esta é uma conclusão do quinto inquérito nacional ao consumo de substâncias psicoactivas na população geral que comparou os dados de 2017 com os de 2022.
O estudo do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) revelou que o consumo de tabaco em Portugal passou de 48,8% para 51% entre 2017 e 2022. Em linha com o consumo de tabaco, também o de álcool aumentou de 49,1% para 56,4%.
- Os portugueses fazem cada vez menos exercício. É essa a conclusão que se retira do novo relatório conjunto da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo os números das duas organizações divulgados pela Lusa, citada pelo “Observador”, perto de metade (45 por cento) dos portugueses faz menos de 150 minutos de actividade física por semana. Dados que colocam Portugal no pior lugar da tabela, quando comparados com os dos restantes 26 países da União Europeia.
Hermano Gouveia